Descrição de chapéu Alalaô

Elba Ramalho e Alceu Valença fazem pré-Carnaval com frevo em SP

Trio elétrico nas proximidades do Ibirapuera renderam elogios dos foliões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Coube à paraibana Elba Ramalho e ao pernambucano Alceu Valença o anúncio da chegada da bruma leve do Carnaval paulistano. Neste sábado (23), eles comandaram dois dos mais disputados blocos do fim de semana que antecede o feriado.

Tanto o Trio Frevo Mulher, com Elba, como o Bicho Maluco Beleza, com Alceu, desfilaram à frente do parque Ibirapuera, chacoalhando as estruturas dos prédios da Assembleia Legislativa e do Círculo Militar de São Paulo.

Elba Ramalho no bloco Frevo Mulher, na capital paulista
Elba Ramalho no bloco Frevo Mulher, na capital paulista - Francisco Cepeda/AgNews

O amplo espaço no entorno do parque tornou a experiência mais agradável para os foliões, que tiveram muitos metros quadrados para dançar frevo, envergando as inevitáveis sombrinhas coloridas. Uma fila de food trucks servia os presentes, com ocasionais filas grandes, mas organizadas.

Sinalizações de banheiros nas proximidades do portão 10 do parque, ao lado da Assembleia e perto do Monumento às Bandeiras foram providenciais.

A escolha dos artistas levou à plateia uma quantidade considerável de pessoas mais velhas, que passaram boa parte da vida tendo como trilha sonora as músicas de Elba e de Alceu. 

"Ela é a minha morena tropicana, a bela de todas as tardes", diz o engenheiro Roberto Sanchez, 62, fazendo referência à sua mulher, Regina, 58, e dançando com os indicadores para o alto.

Elba começou sua apresentação por volta das 14h, com "Frevo Mulher". Talvez por marcar o início da temporada festiva, talvez por ser uma música sobre a força feminina em um momento em que o tema está na ordem do dia no Brasil, o público empolgou-se.

"O Carnaval é quando a gente consegue romper barreiras, todo mundo igual, esquecendo os problemas. É o tipo de energia que a gente precisa para o país agora", diz a dentista Andreia Monteiro, 22, vestindo uma saia de tule e uma tiara com penas coloridas. Seu namorado, Felipe Seixas, 24, com o rosto cheio de glitter dourado, ostentava uma longa barba com flores trançadas.

Elba e Alceu não fizeram tipo, tocaram para os paulistanos seus principais sucessos e receberam muita empolgação em troca.

 Ao ouvir "Festa do Interior" e "Saudosa Maloca", na voz de Elba, e "Bela da Tarde", "Anunciação", por Alceu, os foliões balançaram as dezenas de bandeiras de Pernambuco que marcaram a tarde de frevo na capital.

O advogado pernambucano Mario Lucena, 40, vestido de noiva, foi aos blocos de Elba e de Alceu pelo segundo ano seguido.

"É uma maneira de voltar a entrar em contato com a cultura do meu estado aqui em São Paulo, onde eu moro", explica.

Diferentemente do esperado, dado o clima político no país, não houve protestos de qualquer tipo nos desfiles de Elba e de Alceu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.