Descrição de chapéu Obituário CACILDO RIBEIRO DOS REIS JUNIOR (1961 - 2019)

Mortes: Radialista, defendia preservar as raízes sertanejas

Filho de tropeiro, Cacildo Junior era contra a americanização do rodeio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto (SP)

Com a voz rouca, entregou em agosto diplomas a 17 pessoas ligadas ao mundo dos rodeios, rotina que seguiu nos últimos 20 anos. O tom de voz distante do habitual se devia a uma cirurgia no cérebro feita quatro meses antes pelo radialista Cacildo Junior, que desde 2017 lutava contra um câncer —iniciado num dos pulmões.

O radialista Cacildo Junior, que morreu aos 57 anos em Barretos (SP) - Vinicius Borges/Divulgação

Mesmo debilitado, não deixou de cumprir o que considerava obrigação. "Criei o evento para ajudar a manter viva a cultura sertaneja no país. As tradições devem ser preservadas", disse ele à Folha sobre o diploma Orestes de Ávila —que homenageia o icônico locutor de rodeios que atuou nas três primeiras décadas na tradicional Festa do Peão de Barretos.

Chamado de irmão por Cacildo, o empresário e radialista Odair Silva disse que o gosto do amigo pelo meio rural era explicado pelas origens da família. O pai foi tropeiro e a família morou em fazendas. "Ele tinha paixão por isso, conhecia tudo."

Foi ele quem o indicou para o primeiro emprego em rádio, em Olímpia, vizinha a Barretos. De lá, Cacildo atuou em Campinas, onde se vestia como peão em shows sertanejos, até que decidiu retornar a Barretos.

Ex-presidente de Os Independentes, associação que organiza a festa, Mussa Calil Neto disse que uma das linhas de atuação de Cacildo era contra a americanização do rodeio. "Ele gostava da música raiz e levava isso sempre que podia para os meios de comunicação em que atuou."

Foi internado em 11 de janeiro, dia em que fez uma chamada de vídeo para Silva, que disse ter entendido a ligação como uma despedida. O amigo ainda o visitou no dia seguinte.

Morreu na madrugada de segunda-feira (18) e deixou um filho. Amigos pedirão à organização da Festa do Peão que permita a entrega em agosto dos diplomas aos homenageados de 2019. A lista está pronta desde o ano passado.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.