Políticos, autoridades e jornalistas lamentam morte de Ricardo Boechat

Aeronave com o jornalista se chocou com caminhão em alça de acesso à rodovia e pegou fogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista Ricardo Boechat, 66, morreu após a queda de um helicóptero em São Paulo nesta segunda-feira (11). O incidente vitimou também o piloto da aeronave, Ronaldo Quattrucci, 56.

Segundo testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros, a aeronave tentou fazer um pouso de emergência em uma alça de acesso do Rodoanel à av.  Anhanguera. Na descida, no entanto, ela se chocou com um caminhão. Não se sabe ainda qual o problema que a aeronave apresentou, mas foi a colisão que fez o helicóptero pegar fogo.

O jornalista trabalhava atualmente no Grupo Bandeirantes de Comunicação, apresentando dois programas diários, o Jornal BandNews, um matinal na rádio BandNews FM, e o Jornal da Band à noite, na TV Bandeirantes. Ele tinha também uma coluna na revista semanal Istoé.

Boechat já teve passagem pelo O Globo, O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e O Dia. Na década de 1990 chegou a ter uma coluna diária no Bom Dia Brasil, jornal matutino da TV Globo. O jornalista é ganhador de três prêmios Esso de jornalismo. É também o maior ganhador do Prêmio Comunique-se.

Pelas redes sociais, jornalistas, políticos e celebridades lamentaram a morte de Boechat

 

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) divulgou nota de pesar em que diz que o jornalista era "um profissional reconhecido pelo trabalho e senso crítico aguçado revelado nos principais meios de comunicação do país".

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara  

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também se manifestou nas redes sociais. "Recebo com tristeza a informação sobre a trágica morte do jornalista Ricardo Boechat e outras duas pessoas", disse. "Boechat foi um dos grandes comunicadores do nosso país e uma referência de bom jornalismo e independência. Presto minha solidariedade a seus familiares e amigos." ​ ​

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais

Em nota, o governador de Minas, Romeu Zema, disse que recebeu com pesar a notícia da morte de Boechat. Zema foi entrevistado pelo jornalista no programa Canal Livre, da Bandeirantes, em novembro de 2018. O governador diz se "solidarizar com os familiares, amigos e colegas de trabalho do jornalista e lamenta essa perda para a imprensa brasileira".

João Doria (PSDB), governador de São Paulo

Em sua conta no Twitter, João Dória afirmou que o Brasil perdeu um dos maiores jornalistas da história da imprensa brasileira. "Sua atuação diária demonstrava sensibilidade em defesa do interesse público e do jornalismo de qualidade. Toda a solidariedade a seus familiares, amigos e colegas da Rede Bandeirantes", disse. O governador lamentou, também, a morte do piloto Ronaldo Quattrucci, que faleceu no acidente.

Wilson Witzel (PSC), governador do Rio de Janeiro

Em nota, Wilson Witzel afirmou que Boechat era "referência no jornalismo brasileiro, respeitado pela coragem e veemência na denúncia da má gestão pública e privada, Boechat com certeza deixará saudade em tantos ouvintes, telespectadores, leitores e admiradores que acumulou ao longo de tantos anos de trajetória profissional. Com estilo único, Boechat é insubstituível". O governador desejou "votos de força e fé a toda família de Boechat e também ao Grupo Bandeirantes, que perde um de seus mais brilhantes jornalistas".

Dias Toffoli, presidente do STF

"Lamento a morte do jornalista Ricardo Boechat ocorrida nesta segunda-feira (11), em São Paulo. A imprensa e a sociedade brasileira estão em luto pela perda desse excelente profissional que com dinamismo e versatilidade levava a notícia aos públicos mais diversos, seja para quem o lia na coluna da revista Istoé, seja para quem o ouvia na rádio ou o assistia nos telejornais da Band. Presto minhas sinceras condolências à família, aos amigos e às empresas para as quais trabalhou ao longo de quase meio século de jornalismo", afirmou em nota.

Prefeitura de São Paulo

Em nota, a Prefeitura de São Paulo lamentou a morte de Ricardo Boechat. "Boechat teve destaque em todas as funções que desempenhou no jornalismo, seja como repórter, comentarista ou apresentador. Sempre empenhado em retratar os fatos de maneira precisa e correta, passou pelos principais veículos de comunicação do país e, nos últimos anos, trabalhando na Rádio BandNews FM e na TV Bandeirantes, acompanhou de perto, com a competência de sempre, os temas mais caros à cidade de São Paulo".

Eduardo Suplicy (PT), vereador em São Paulo

No Twitter, Suplicy lamentou a morte de Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci, que também faleceu no acidente.

Marcelo Freixo (PSOL-RJ), deputado federal

"Muito triste com a morte de Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci. Boechat é um dos jornalistas mais importantes e competentes do Brasil. Vai fazer muita falta! Deixo minha solidariedade aos amigos e familiares do Boechat e do Ronaldo", disse o deputado em sua conta no Twitter.

Ivan Valente (PSOL-SP), deputado federal

Em sua conta no Twitter, Ivan Valente disse: "Lamentamos profundamente a morte do jornalista Ricardo Boechat. A imprensa brasileira perde um grande polemista e comunicador. O acidente com o helicóptero provocou a morte dele, do co-piloto e do piloto. Nossas condolências à família de todos."

Marcelo Lins, jornalista da GloboNews

Bernardo Mello Franco, jornalista e colunista

​Vera Magalhães, jornalista e colunista do Estado S.Paulo e da rádio Jovem Pan

"Estou passada com essa notícia do Ricardo Boechat. Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente há dois anos, num almoço delicioso e cheio de risadas com amigos queridos. Mas a admiração profissional era anterior e só se confirmou após o contato pessoal. Tô muito triste", disse a jornalista em sua conta no Twitter.

Tino Marcos, jornalista da TV Globo

"Ri muito em redação e camarim com o Boechat, alma leve, bom humor. E um monstro na profissão. Sou ouvinte quase diário, sou fã. Ética, coragem, clareza. O jornalismo perde muito muito. O mundo anda triste", disse o jornalista em sua conta no Twitter.

Chico Pinheiro, jornalista da TV Globo

"Conheci Boechat quando ele trabalhou no Bom Dia Brasil, no fim da década de 90. Eu participava de São Paulo e ele interagia com o Renato Machado, no RJ. Cheguei a apresentar o jornal com ele no estúdio. Sempre admirei seu trabalho. Sentiremos sua falta. R.I.P.", disse Chico Pinheiro em sua conta no Twitter.

Milton Neves, jornalista do Grupo Bandeirantes

Confederação Nacional da Indústria

Em nota, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, disse lamentar profundamente a morte do jornalista "cujo brilhante trabalho, nos diversos meios de comunicação pelos quais passou, ganharam o respeito e a admiração dos brasileiros".

"Ao longo de quase 50 anos de vida profissional, Boechat se destacou pela inteligência, pelo amplo conhecimento e pela clareza na transmissão das notícias, especialmente nos campos da política e da economia. O sucesso que teve nos jornais, no início da carreira, foi integralmente transferido para o rádio e a televisão, mídias nas quais passamos a acompanhar, diariamente, seus comentários sempre lúcidos e precisos, feitos de maneira livre, crítica e bem-humorada."

Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero

A Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero) disse em nota receber com "imenso pesar a notícia do acidente ocorrido esta manhã com a aeronave Bell Jet Ranger prefixo PT-HPG, vitimando fatalmente o nosso associado, estimado comandante Ronaldo Quattrucci, 56, e o respeitado e admirado jornalista Ricardo Boechat, 66."
 
"Para a Abraphe, o piloto no comando da operação seguiu à risca as doutrinas de segurança até o último momento, na tentativa de preservar a vida da tripulação a bordo do helicóptero. Importante destacar, ainda, a experiência de quase duas décadas do comandante, as licenças regulares, bem como as características e potencial da aeronave que comandava."

Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil

O órgão da ONU também lamentou a tragédia. "Pertencente a uma família de diplomatas, Boechat era um questionador nato e defensor da apuração dos fatos, da transparência e da liberdade de imprensa, fatores indispensáveis para um jornalismo isento e responsável. O Unic Rio estende as condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão do jornalista e do piloto Ronaldo Quattrucci pelas perdas irreparáveis." 

Laurentino Gomes, escritor

Grupo Bandeirantes

Em nota, o Grupo Bandeirantes, para o qual Boechat trabalhava, disse que "lamenta o súbito falecimento do jornalista".

"Além de um profissional muitíssimo conceituado, premiado e admirado, o Brasil perde um grande homem, pai de seis filhos, avô e amado esposo. A toda sua família, e à família do piloto Ronaldo Quatrucci, transmitimos mais uma vez nossos sentimentos. Estamos todos, funcionários e colaboradores, muito tristes e abalados com esta trágica notícia. Agradecemos as inúmeras mensagens de carinho, tanto dos telespectadores e ouvintes quanto de emissoras e veículos da imprensa nacional e internacional."

“O jornalismo e o Brasil perderam hoje uma referência insubstituível. E nós, do Grupo Band, perdemos um amigo e profissional que jamais esqueceremos”, diz, em nota, João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) e  ANJ (Associação Nacional de Jornais) 

As duas associações manifestam juntas em nota profundo pesar diante da morte do jornalista. "Um dos mais respeitados jornalistas brasileiros, Boechat deixa o exemplo de talento, dedicação, coragem e ética. Sua presença marcante ficará para sempre na memória do jornalismo brasileiro. A Aner e a ANJ solidarizam-se com os familiares, amigos e companheiros de trabalho." 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.