Prédios na região do Morumbi são esvaziados por risco de desabamento em SP

Grande rachadura seguida de estalo assustou moradores nesta terça (19)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um condomínio residencial com duas torres foi esvaziado pelo Corpo de Bombeiros na Vila Andrade, vizinha ao Morumbi, na zona sul da capital paulista.

Os moradores tiveram que deixar os 106 apartamentos às pressas no final da tarde desta terça-feira (19) devido ao aparecimento de uma grande rachadura que se alastrou por vários apartamentos.

O condomínio apresenta rachaduras visíveis nos corredores e na fachada há ao menos dez anos. Nesta terça, uma nova fissura surgiu seguida de um grande estalo, o que provocou pânico entre os moradores.

Torres do Liberté Morumbi; condomínio foi evacuado por risco de desabamento
Torres do Liberté Morumbi; condomínio foi evacuado por risco de desabamento - Reprodução/Google Street View

Segundo Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros em São Paulo, as torres passaram por vistoria ainda nesta terça, mas a gravidade do problema não foi esclarecida.

“O Corpo de Bombeiros pediu para que todas as pessoas evacuassem a edificação, acionou a Defesa Civil para que possam ser feitos os exames [para saber] o que aconteceu”, disse Palumbo.

De acordo com os bombeiros, os trabalhos, agora, estão com a Defesa Civil municipal, sob a gestão de Bruno Covas (PSDB).

O órgão informou, por meio de nota, que não há prazo para a liberação dos apartamentos aos moradores. Interditado preventivamente, o condomínio será monitorado por técnicos do órgão até que as torres “estejam estabilizadas”.

As duas torres do Condomínio Liberté Morumbi têm 12 andares cada uma –sendo oito pisos com seis apartamentos (entre 47m² e 50m²), um térreo e três de garagem. 

O condomínio foi erguido pela construtora DMF, e a entrega dos apartamentos aos moradores foi feita em 2006. A reportagem não conseguiu localizar os representantes da empresa até esta publicação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.