Prefeitura de SP anuncia reabertura de viaduto na marginal Pinheiros em 30 dias

Gestão Bruno Covas (PSDB) anuncia que irá fazer testes para viabilizar a retomada do trânsito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça (12) que irá retomar o tráfego de veículos no viaduto que cedeu na marginal Pinheiros em cerca de 30 dias, a partir de 18 de março. 

De acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), testes de peso sobre a estrutura serão realizadas durante o feriado de Carnaval, no início de março. Em um primeiro momento, apenas veículos leves vão poder circular pelo viaduto que fica em frente ao parque Villa-Lobos. O trânsito de caminhões deve ser liberado a partir de maio, segundo a administração. 

Parte do viaduto cedeu em novembro, quando um degrau de cerca de dois metros se formou entre duas partes da estrutura. 

O prefeito informou na manhã desta terça que as obras emergenciais vão ser concluídas na segunda semana de março, mas o viaduto ainda irá passar por reparos que podem ser feitos apesar do trânsito de veículos. 

Desde o incidente com o viaduto na marginal Pinheiros, a prefeitura tem feito vistorias em pontes e viadutos da cidade para embasar a contratação emergencial de empresas para a elaboração de laudos de vistoria aprofundados. 

O TCM (Tribunal de Contas do Município) emitiu parecer favorável a pedido da gestão Covas para essa contratação emergencial.

Relatórios elaborados por engenheiros da prefeitura apontaram "risco iminente de colapso" em ao menos oito estruturas viárias. A prefeitura, entretanto, negou o risco de colapso, e impôs a assinatura de um termo de confidencialidade às empresas contratadas para fazer as vistorias. 

Procurada, a gestão Covas afirmou que "o termo de confidencialidade serve apenas para disciplinar e evitar que as empresas divulguem as informações antes da apresentação à prefeitura."

Nos últimos dez anos, a Prefeitura de São Paulo realizou obras de manutenção em 12 das 185 pontes e viadutos que existem na capital. Outras quatro intervenções foram feitas no mesmo período, mas em caráter emergencial, para reparar estragos causados por incêndio ou colisões violentas de veículos. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.