Trechos da marquise do Parque Ibirapuera são isolados pela prefeitura de SP

Vistoria constatou danos na estrutura desenhada por Oscar Niemeyer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prefeitura interdita trechos da Marquise do Parque do Ibirapuera para manutenção - Rubens Cavallari/Folhapress
São Paulo

A prefeitura de São Paulo fez isolamento em trechos parciais da marquise José Ermírio de Moraes, no Parque Ibirapuera, nesta terça-feira (5). O motivo teria sido danos de impermeabilização, corrosão da armadura, pontos de segregação do concreto e infiltrações, apontados por uma vistoria preventiva. 

Segundo a prefeitura, o trecho isolado fica na parte central da marquise. A estrutura deve passar por reparos, com um novo forro removível na laje inferior e impermeabilização na laje superior. Além disso, pilares e outras partes que não apresentam danos estruturais também receberão reparos localizados por garantia.  


A prefeitura não revela, no entanto, qual a previsão de duração do isolamento e dos reparos. Tempo e custos serão definidos pela secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), encarregadas da obra.

A estrutura de 27 mil metros quadrados foi desenhada por Oscar Niemeyer nos anos 1950, que também é autor do projeto original do Ibirapuera. Ela funciona como caminho de ligação entre áreas do parque, o Museu Afro Brasil, Oca, Pavilhão das Culturas, Bienal e Auditório. 

Em 2017, uma parte do teto caiu durante a noite. Três anos antes, alguns trechos já haviam sido interditados por queda de partes da estrutura. Entre 2010 e 2012, a marquise passou por uma reforma com custo de R$ 15 milhões. 

 
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.