Barragens se rompem em Rondônia e deixam dezenas de famílias isoladas

Não houve feridos ou mortos, disse a Polícia Ambiental; caso aconteceu a 300 km de Porto Velho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O rompimento de duas barragens no município de Machadinho d'Oeste, em Rondônia, deixou ao menos 50 famílias isoladas, informou o governo estadual. A Polícia Ambiental informou que não há feridos ou mortos na cidade, que fica a cerca de 300 km a leste da capital, Porto Velho.

Ainda há poucas informações sobre o que pode ter causado o rompimento. Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Elias Rezende de Oliveira, a região atingida teve fortes chuvas ontem, e o terreno no local é acidentado.

Uma barragem rompeu em distrito de Machadinho D'Oeste, a 300km de Porto Velho, deixando cerca de 50 famílias isoladas
Uma barragem rompeu em distrito de Machadinho D'Oeste, a 300km de Porto Velho, deixando cerca de 50 famílias isoladas - João do Bec /Divulgação

Também falta saber sobre possíveis danos ambientais. De acordo o secretário há na região do rompimento uma barragem da mineradora Metalmig e outra de água para dessedentação animal (ou seja, água usada para consumo de animais).

O secretário relatou que a barragem de rejeitos continha basicamente areia e argila e que, após um sobrevoo da região afetada, não foi possível identificar visualmente a presença de minério. No entanto, testes estão sendo conduzidos na área para saber se há material tóxico.

"É prematuro afirmar que tem metal pesado", declarou o secretário.

Oliveira declarou ainda que as barragens ficavam próximas a um córrego que deságua no rio Machado (ou rio Ji-Paraná), um dos principais de Rondônia e afluente do Rio Madeira.

"Por isso a análise da água, para saber se houve contaminação. Ainda temos que saber o que esse córrego alimenta. Temos várias áreas de piscicultura e pecuária", disse.

Oliveira disse também que os licenciamentos das barragens da região foram emitidos "na gestão passada" e estão em dia, válidos até 2022. "Vamos fazer uma vistoria para ver se houve falha no licenciamento", afirmou.

Em nota, a Metalming negou que os problemas registrados na região tenham correlação com as barragens da empresa.

"A Metalmig Mineração está colaborando com as autoridades ambientais municipal, estadual e federal. Os incidentes ocorridos na região não foram ocasionados pelas barragens da empresa, que estão em perfeito e intacto estado de preservação e segurança", disse.

Sete pontes foram danificadas pela lama. Uma força-tarefa composta por funcionários do governo de Rondônia e servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) está no local para avaliar os impactos do rompimento. Uma equipe sobrevoou a área afetada.

A reportagem entrou em contato com o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente, mas não obteve resposta.

Há pouco mais de dois meses, em 25 de janeiro, uma barragem com rejeitos de mineração da Vale se rompeu em Brumadinho (MG). Até o momento, 217 mortos foram identificados e 87 pessoas estão desaparecidas em Minas.

Com UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.