Doria anuncia pacote de medidas pós-enchentes para São Paulo

Governador assume construção de piscinão perto do Grande ABC e estabelece teto nas contas de água

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (14) um pacote de medidas para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas que caíram no estado entre domingo (10) e segunda-feira (11). Treze pessoas morreram como consequência do temporal.

Além disso, o tucano também anunciou obras de prevenção, como a construção do maior piscinão do estado e a construção de muros de arrimo. O anúncio foi feito em conjunto com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que disse que ajudará a buscar recursos para as obras.

O piscinão Jaboticabal, localizado na divisa entre os municípios de São Paulo, São Caetano do Sul e São Bernardo, já existe como projeto, mas nunca foi colocado em prática devido ao custo com o qual nenhum dos três municípios queriam arcar.

​Doria, então, decidiu que o governo tocará as obras e terá, como primeiro passo, responsabilidade pela desapropriação do terreno. Ao todo, as obras estão estimadas em cerca de R$ 400 milhões.

"É uma obra cara, de investimento bastante elevado, e será feita em parceria com o governo federal", disse o governador sobre o piscinão que terá 900 mil metros cúbicos. A obra poderá ser paga com recursos do FGTS.

O governador também disse que as famílias e os comerciantes que estão nas áreas mais atingidas pelas chuvas e que moram em municípios atendidos pela Sabesp não pagarão valores acima da média do que gastaram nos últimos seis meses.

Doria disse que as pessoas estão usando mais água para limparem suas casas e estabelecimentos e não precisarão arcar com valores adicionais.

Canuto anunciou providências do Ministério de Desenvolvimento Regional para evitar novas tragédias. Ele disse que priorizará obras de contenção de encostas e o auxílio, via programa Minha Casa, Minha Vida, às pessoas que moram em áreas de risco.

"Vamos fazer uma força-tarefa para identificar quais são os entraves, detalhes técnicos, necessidade de orçamento financeiro, para fazer com que essas obras tenham seguimento e possam auxiliar", disse, sobre as demandas por obras de contenção de encostas nos municípios.

"Quando se identifica que um morador de área de encosta pode sofrer com deslizamento, nossa prioridade é garantir a vida humana e a segurança das pessoas. A prioridade dos recursos será para o Minha Casa, Minha Vida em áreas de risco", completou.

O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) já havia anunciado, na terça-feira (13), que declararia situação de emergência no município para que as pessoas vitimadas pelas chuvas pudessem sacar quantias de até R$ 6.220 do FGTS, de acordo com lei federal.

Nesta quinta (14), Canuto disse que as pessoas já podem se dirigir para uma agência determinada da Caixa Econômica Federal de São Paulo para terem acesso ao recurso. O mesmo vale para outras cidades com situação de emergência reconhecida pelo governo federal —segundo Canuto, ao todo 17 cidades devem receber esse reconhecimento nos próximos dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.