Descrição de chapéu Obituário Ana Maria Veronesi (1967 - 2019)

Mortes: Líder espiritual, médica cuidava do corpo e da alma

Especializada em obstetrícia, Ana Maria atuava em casos de alto risco para garantir que mãe e bebê ficassem bem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando Ana Maria entrou no curso de medicina da Universidade de Taubaté, no interior paulista, não foi nenhuma surpresa para a família. A decisão foi vista como um meio dela aperfeiçoar uma característica nata e marcante: a disposição de cuidar de quem estava ao seu redor. 

“Ela tinha uma personalidade um pouco matriarcal. Na família era quem conduzia aos demais, foi uma segunda mãe para nós, e o nosso arrimo afetivo e espiritual”, lembra a irmã Patrícia.

Apaixonada por crianças, a médica especializou-se em obstetrícia. Mantinha uma rotina intensa de trabalho no SUS para atender dezenas de gestantes e fazia questão de atuar em casos de alto risco para garantir que as mães e os bebês permanecessem bem durante todo o processo. 

E não era diferente com as mulheres da família. Quando Patrícia entrou no trabalho de parto da primeira filha, Ana Maria correu para o hospital. Ao entrar no centro cirúrgico, pediu para realizar o procedimento. “Ela sabia que eu estava insegura e não fez só a parte técnica naquele momento, mas foi meu apoio.” 

Espiritualizada, a médica também priorizava os cuidados da alma. Na Umbanda ela encontrou respostas e pôde direcionar a sua fé. Muito dedicada e estudiosa, tornou-se dirigente espiritual e demonstrava preocupação genuína com seus assistidos. 

Tanto na profissão, como na religião, Ana Maria fez muitos amigos e gostava de recebê-los em casa. “Ela abria as portas da casa e do coração a qualquer momento quando alguém precisava”, diz a irmã.

Há 18 anos a médica tornou-se mãe do coração dos gêmeos Vinícius e Rafael. Trazer os garotos para a família foi um dos momentos mais especiais da vida, conforme ela dizia. 

O segundo momento marcante foi a entrada dos dois na faculdade, em 2019. Seu sonho era vê-los formados, mas não teve tempo. Ela morreu no dia 8 de fevereiro, aos 51 anos, devido a uma 
dengue hemorrágica.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.