Descrição de chapéu Alalaô

Pérola Negra e Barroca Zona Sul vencem Grupo de Acesso do Carnaval de SP

Escolas participarão do desfile do Grupo Especial no ano que vem

Soraia Gama
São Paulo | UOL

A Pérola Negra é a campeã do Grupo de Acesso do Carnaval 2019 de São Paulo. Com o enredo "Da majestosa África, tu és negra mulher guerreira a verdadeira Pérola Negra", a escola da Vila Madalena conquistou o primeiro lugar com 269,5 pontos. A segunda posição ficou com a Barroca Zona Sul, que desfilou um samba em homenagem ao Orixá Oxóssi, com 269,3 pontos.

As duas agremiações subiram para o Grupo Especial e vão desfilar entre as principais no Carnaval de 2020. Elas ocupam os lugares de Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi, que foram rebaixadas. A Unidos do Peruche, que ficou em último lugar com 268 pontos, caiu para o Grupo de Acesso 2.

Alegoria da escola Pérola Negra
Desfile da escola de samba Pérola Negra, da Vila Madalena, que venceu o Grupo de Acesso do Carnaval de SP - Kevin David/A7 Press/Folhapress

"Achei que não fosse dar", diz Sheila Mônaco, presidente da Pérola Negra sobre o resultado, que foi decidido no último quesito. Este foi o segundo ano de Sheila como presidente da escola. "Passamos por quatro enchentes, uma delas um dia antes do desfile. Agora somos campeões", disse, emocionada.

A Barroca Zona Sul tem uma trajetória de muita luta. "O Carnaval está muito diferente e no Acesso temos escolas tradicionais como Nenê, Camisa. A dificuldade todo mundo tem. O sofrimento é constante. Se não trabalhar não tem por onde. Ninguém acreditaria se dissessem que a Vai-Vai e a Peruche iam cair. Mas caíram", disse João Carlos Nascimento, o João Neguinho, diretor de Harmonia --quesito que ganhou 4 notas máximas.

Pérola e Barroca voltam à avenida na próxima sexta-feira (8) para o Desfile das Campeãs, junto com as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial: Mancha Verde, Dragões da Real, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria e Império de Casa Verde.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.