Descrição de chapéu Chuvas Rio de Janeiro

Chuva deixa Rio em alerta e derruba mais de 80 árvores

Tempestade começou na noite deste domingo e deixou cidade em estágio de atenção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Fortes chuvas caíram no Rio de Janeiro na noite deste domingo (28) e na madrugada de segunda-feira (29), provocando quedas de árvores em 80 pontos da cidade, atrapalhando o trânsito e fazendo a prefeitura decretar estágio de atenção, o segundo nível em uma escala de três.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o município entrou nesse estágio às 20h25 deste domingo, devido ao avanço de uma frente fria e núcleos de chuva moderada a forte que se deslocaram de forma rápida pela cidade.

Árvore ocupa faixa da avenida marechal Rondon, na zona norte do Rio
Árvore caída ocupa faixa da avenida marechal Rondon, na zona norte do Rio - Divulgação/Centro de Operações Rio

Os pontos que registraram maiores índices pluviométricos foram no Grande Méier, Rocinha e Alto da Boa Vista, com números acumulados para uma hora variando entre 23,6 e 20,2, de acordo com o Centro de Operações.

As quedas de árvores interromperam o fluxo de veículos em dezenas de pontos do município, como na rua Marquês de Pombal, altura da rua Benedito Hipólito, e na rua Estácio de Sá, ambos os locais no centro do Rio de Janeiro.

O vento forte que acompanhou a tempestade também causou destruição. Na zona sul, chegou a 105,5 quilômetros por hora no Forte de Copacabana. Na Praia Vermelha, também alcançou números parecidos. Já no aeroporto Santos Dumont, no centro, a velocidade foi a 79,6 km/h.

A cidade permanece em estágio de alerta nesta segunda, apesar de a previsão apontar que a chuva, que já diminuiu pela manhã, não volte a ser forte ao longo do dia. De acordo com o sistema Alerta Rio, a tempestade perdeu intensidade. No entanto, o tempo continua instável.

No início de abril, dias 8 e 9, uma tempestade matou 10 pessoas e deixou bairros em estado de calamidade. Foi a maior chuva em 22 anos no Rio de Janeiro. Na mesma semana, dia 12, dois prédios desabaram na Muzema, zona oeste, tirando a vida de mais 24 pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.