Descrição de chapéu Obituário Claude Machline (1922 - 2019)

Mortes: Bem-humorado, foi fundador de escola de administração em SP

Claude Machline nasceu no Rio de Janeiro em 1922 e passou a maior parte da infância em Paris

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um professor bem-humorado, inspirador e humilde. Esses foram alguns dos adjetivos usados por ex-alunos e colegas para descrever o engenheiro Claude Machline, um dos fundadores da Escola de Administração de Empresas da FGV (Fundação Getulio Vargas). 

Claude Machline comemora aniversário em dezembro de 2018
Claude Machline comemora aniversário em dezembro de 2018 - Silvio Ferraz Bonadia/Reprodução

Nascido no Rio de Janeiro em 1922, passou a maior parte da infância em Paris. A mãe era francesa e o pai, ucraniano. Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a família retornou para o Brasil. 

Autodidata, aprendeu português na viagem de navio para a América, lendo livros. Já sabia alemão, por causa de uma babá, e francês. Mais tarde, aprendeu a falar inglês.

Formou-se engenheiro químico pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e fez mestrado e doutorado nas universidades americanas Michigan State e Stanford. 

O senso de humor era sua marca registrada. Era tão brincalhão que incentivou a única filha, Vera Cecília, a se dedicar a estudos sobre o riso —formada em letras, desenvolveu trabalhos sobre teoria do humor. Ele dizia que o riso era “um dos assuntos mais complexos que existem”. 

Era espontâneo, mas metódico, e um ótimo detector de erros, diz a filha. Fazia questão de corrigir cada vírgula e acento errado em trabalhos de alunos. Também era rigoroso com horários.

Adorava cinema, literatura francesa, álcool gel, mostarda e arroz doce. Viajava sempre que podia com a filha. Conheceram Turquia, Grécia, Itália, Áustria, EUA.

Já nos últimos dias de vida brincava que tinha uma doença intratável: a velhice. Morreu em 27 de fevereiro, aos 96 anos, em São Paulo, de uma falência cardíaca. Foi enterrado com o relógio de estimação.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​ 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.