Descrição de chapéu Obituário João Gilberto Carazzato (1937 - 2019)

Mortes: Precursor da medicina esportiva no país, foi amigo de Oscar e Negrão

Ortopedista acompanhou o Comitê Olímpico Brasileiro em três Olimpíadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com pouco mais de 20 anos, Gilberto foi convocado para jogar em um campeonato mundial pela seleção brasileira de vôlei. O levantador, contudo, sofreu uma fratura no punho, que não recebeu os cuidados necessários, e não pôde ir. 

João Gilberto Carazzato no aniversário de 80 anos
João Gilberto Carazzato em seu aniversário de 80 anos - Reprodução/Arquivo pessoal

A frustração serviu de combustível para que o rapaz decidisse estudar medicina. O objetivo era se tornar ortopedista e ajudar outros atletas. Tornou-se um dos precursores da medicina esportiva no Brasil. E se consolidou como um dos maiores nomes da área no país.

Giba, como era chamado, foi chefe do Grupo de Medicina do Esporte do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, acompanhou o Comitê Olímpico Brasileiro em três Olimpíadas (1984, 1988 e 1992), treinou seleções de vôlei do Esporte Clube Pinheiros e reestruturou o centro de treinamento do São Paulo, seu time do coração. 

O trabalho com atletas mulheres deixava a companheira, Maria Luiza, cheia de ciúmes. Quando se casaram, depois da graduação de Gilberto, ele preferiu se dedicar apenas aos times masculinos.  

O ortopedista vivia para a profissão, que o aproximou de atletas como Oscar Schmidt e Marcelo Negrão. 
Saía de casa às 6h e só voltava depois das 21h, todos os dias, conta a filha Simone. Em sua clínica, no Ibirapuera, chegava a atender dezenas de pessoas a cada tarde. A saudação “Oi, tudo bem? Veio a pé ou de trem?” era clássica na entrada. 

Mas também adorava fugir com a família  para a praia Domingos Dias, em Ubatuba, onde tinha casa. Era tido como um pai rígido, mas muito amoroso. O lado bonachão aflorou com o nascimento dos netos.

Gilberto parou de trabalhar em 4 de dezembro, após mais de 30 anos na clínica, que foi fechada em fevereiro. Morreu em 1° de março, em decorrência de uma parada cardíaca que o deixou em coma por um mês. Deixa a esposa, três filhos e quatro netos. 


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​ 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.