Bolsonaro cometeu infração em passeio de moto, dizem especialistas

Em vídeo, presidente aparece com capacete levantado e apoiado na testa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) teria cometido uma infração de trânsito em sua volta de moto por Guarujá, no litoral paulista, neste sábado (20), segundo especialistas consultados pela Folha. Em trechos de um vídeo distribuído a jornalistas, o presidente circula com o capacete levantado, que fica apoiado na sua testa.  

Segundo o advogado especialista em trânsito Maurício Januzzi, que já foi presidente da comissão de direito viário da OAB-SP, andar com o capacete levantado dessa forma é o mesmo que estar sem o equipamento de proteção.

“É uma infração gravíssima. A penalidade é multa, 7 pontos na carteira, e a pessoa sofre um procedimento de suspensão da carteira de habilitação. Como mandatário da nação ele deu um péssimo exemplo de como conduzir motocicleta”, afirmou Januzzi. De acordo com ele, como há imagens, o presidente pode sofrer as punições.

O engenheiro Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), afirma que o capacete colocado de forma errada pode agravar um acidente. "É uma infração. Ele precisa estar fixo, porque se não estiver, não protege e pode piorar o ferimento".

O presidente Jair Bolsonaro pilota moto em Guarujá (SP), onde passa o feriado prolongado de Páscoa
O presidente Jair Bolsonaro pilota moto em Guarujá (SP), onde passa o feriado prolongado de Páscoa - Credito Reproducao

O consultor em segurança no trânsito Horácio Augusto Figueira concorda que foi um exemplo negativo. “Ele podia ter sido orientado antes do passeio a fazer tudo direitinho. Ele faz barulho desnecessário [quando acelera] e depois ele levanta o capacete, em um veículo de alto risco. Se na área militar é preciso seguir todas as regras, por que no trânsito seria diferente?”, diz. 

Segundo o consultor em transporte Sérgio Ejzenberg, o condutor precisa estar com o capacete afivelado quando estiver em movimento. “Se não estiver, é uma infração”. Nem todos os especialistas afirmaram qual seria a gravidade da infração.

A Folha perguntou ao Palácio do Planalto se o presidente tem habilitação para moto, mas não teve resposta.

No sábado, o presidente deixou o hotel militar onde estava hospedado em Guarujá e deu uma volta pela cidade. Bolsonaro saiu do local pilotando a moto às 18h35. O objetivo da "escapada" e o destino não foram divulgados.

O presidente passou o feriado da Semana Santa na cidade do litoral paulista. Ele ficou hospedado no Hotel de Trânsito da sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, no Forte dos Andradas.

 

Neste domingo (22), antes de voltar para Brasília, o presidente recebeu Enzo Barros Trevizan, de 12 anos. Ele é acometido pela doença de Crohn, enfermidade inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo. 

O encontro ocorreu próximo à piscina e durou cerca de 15 minutos. Enzo estava acompanhado da mãe, Ana Cecília Barros dos Santos, 50, e da médica que o trata, Bianca Schiavetti. 

Enzo disse que o presidente foi muito carismático. "Ele me ouviu, ele conversou comigo, ele entendeu qual é o meu propósito, que eu quero a cura. Que quero que o Maio Roxo (campanha de conscientização sobre  as doenças inflamatórias intestinais) fique visível, que a Crohn fique visível para todos, não só para quem tem", afirmou. 

A médica apresentou dois ofícios ao presidente, sendo um relacionado à iluminação de algum monumento em Brasília durante a campanha Maio Roxo e outro para que o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil tenha uma reunião com o Ministério da Saúde ou com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para uma maior participação da sociedade médica em projetos.

Colaborou Gilmar Alves Jr, de Guarujá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.