Descrição de chapéu Obituário José Carlos da Silva Ribeiro (1959 - 2019)

Mortes: Professor desmistificava a trigonometria em Curitiba

José lecionou matemática por 38 anos, na maior parte do tempo, em cursinhos pré-vestibulares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Se você não sabe por onde começar, comece por uma bola." A frase foi ouvida por mais de 100 mil curitibanos que foram alunos de José Carlos da Silva Ribeiro, o professor Jos. Lecionou matemática por 38 anos. Na maior parte do tempo, em cursinhos pré-vestibulares. É das aulas de trigonometria que vem seu bordão.

Professor José Carlos da Silva Ribeiro morreu aos 60 anos em Curitiba
Professor José Carlos da Silva Ribeiro morreu aos 60 anos em Curitiba - Divulgação

Formou-se em engenharia civil, mas logo desistiu e foi atuar na sala de aula. Resolveu seguir a carreira do pai, também professor de matemática e um dos fundadores da rede Dom Bosco. "Ele era do tablado", lembra a amiga Gláucia Lopes, que foi aluna e colega de trabalho dele.

Era o tipo professor-pai. Exigia e brigava, mas confortava depois. Com o jeito alegre, inspirou os dois filhos mais velhos, Fernando e Heloísa, a continuar o legado dentro das escolas. "É algo que está no sangue", diz Fernando.

Ajudava estudantes que não podiam pagar o lanche, a mensalidade e até o táxi para visitar a avó na UTI. Mas não gostava dos holofotes.

Jos —ou Cacalo para os amigos— era fã de videogames. Por influência de um jogo, aprendeu a tocar bateria aos 53 anos. Virou um de seus hobbies, que exercitou principalmente durante o tratamento contra um linfoma.

Morreu por complicações de um transplante de fígado. Desconfiam que o tumor no órgão foi gerado por uma hepatite C desenvolvida décadas depois de uma transfusão de sangue feita em 1974, quando sofreu um acidente de carro que matou seu irmão.

Deixa quatro filhos, dois netos (e mais uma a caminho), uma irmã, dezenas de colegas de profissão e milhares de alunos que, quando não sabem por onde começar, começam por uma bola.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​ 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.