Descrição de chapéu Rio de Janeiro

RJ tem recorde de roubos de rua e mortes em confronto; homicídios caem

Governador Wilson Witzel é criticado por defender 'abate' de criminosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Igor Mello
Rio de Janeiro | UOL

Dados divulgados pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) nesta segunda-feira (20) mostram que o estado do Rio de Janeiro teve, entre janeiro e abril de 2019, recordes de roubos de rua e de mortes em confronto com a polícia desde que esse tipo de ocorrência passou a ser compilada.

Ao mesmo tempo, segundo o órgão, houve recuo de 25,8% na taxa de homicídios em relação ao primeiro quadrimestre de 2018.

558 mortos pelas Forças de segurança pública

  • Maior número para o período janeiro-abril desde 1998
  • Aumento de 19% em relação ao mesmo período em 2018
  • Em nota, a Polícia Militar do Rio disse que "as mortes em decorrência de intervenção policial estão em trajetória de queda desde o início do ano. Mais importante ainda é a redução dos demais indicadores criminais classificados no campo da letalidade violenta, como homicídio doloso e latrocínio."

44.698 roubos de celular, a transeuntes ou em coletivos

  • Maior número para o período janeiro-abril desde 1991
  • Aumento de 2,5% em relação ao mesmo período em 2018
  • Só de celulares, foram 9.586 roubos - alta de 13% em relação ao mesmo período em 2017

A Polícia Militar foi questionada sobre os recordes de roubos de rua e homicídios por intervenção policial no estado, mas não respondeu até esta publicação.

2.020 mortes violentas

  • Índice inclui homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídio por intervenção policial
  • Recuo de 17,9% em relação ao mesmo período em 2018
  • Os homicídios dolosos caíram 25,8% -- de 1.893 em 2018 para 1.405 neste ano.

Postura do governador é alvo de denúncias

Em campanha e à frente do governo, Wilson Witzel (PSC) defende abertamente que policiais "abatam" criminosos com armas de uso restrito, como fuzis.

Por conta de suas declarações, Witzel se tornou alvo de uma investigação preliminar na PGR (Procuradoria-Geral da República), como o UOL revelou no começo do mês.

O governador do Rio também foi alvo de denúncias na ONU (Organização das Nações Unidas) e na OEA (Organização dos Estados Americanos).

Recentemente, o Rio teve as duas operações policiais com mais mortos desde 2013: em fevereiro, uma ação da PM matou 15 pessoas nas comunidades do Fallet e Fogueteiro, em Santa Teresa; no começo desse mês, a Polícia Civil matou oito pessoas no complexo da Maré, zona norte do Rio.

Em ambos os casos, a Defensoria Pública do estado e a Defensoria Pública da União recolheram relatos de moradores denunciando suspeitos assassinados mesmo depois de serem rendidos pelos policiais. Após a repercussão negativa da ação na Maré, o governador Wilson Witzel defendeu a operação.

"Se você reclamar da atuação da polícia, é melhor não ter polícia. Se formos reclamar que tem polícia na rua e trabalhando, então é melhor fechar isso aqui e entregar a chave para o tráfico de drogas. A princípio, quem foi morto é porque estava de fuzil e atirou contra a polícia", afirmou ao jornal "O Globo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.