Descrição de chapéu Obituário Humberto Miranda Neto (1958 - 2019)

Mortes: Músico, foi comparado a Chico Buarque em festival

Beto Mi investiu na MPB e fez parcerias com músicos consagrados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um vizinho que costumava tocar sanfona na calçada de uma rua em Guaratinguetá (interior de São Paulo) foi quem despertou o interesse de Humberto pela música, lá pelos idos da década de 1960. 

Com cerca de 8 anos, Beto, como era chamado pelos amigos, começou a fazer aulas de acordeon. Como tocava todas as canções de ouvido, sem ajuda de partitura, parou o curso. Foi também sem ajuda de teoria que o rapaz aprendeu a tocar violão e piano. 

Apesar do dom, o pai insistia para que o filho estudasse engenharia na faculdade. O jovem não seguiu o conselho, mudou-se para a capital paulista e ingressou no Instituto Musical de São Paulo. 

Adotou o nome artístico de Beto Mi (em referência à nota musical) e investiu na MPB. Um dos momentos mais marcantes de sua vida foi quando venceu o Festival de Ubá, em Minas Gerais, em 1982, com uma canção intitulada "Ói U Trem". 

A performance o levou a ser comparado a Chico Buarque pelo compositor Alcyr Pires Vermelho. Outro elogio veio da rainha do rádio Angela Maria, que o chamou de "divino". 

Humberto Miranda dedicou vida à música
Humberto Miranda dedicou vida à música - Arquivo pessoal

Colecionava no currículo nove discos e apresentações com Vanusa, Ivan Lins, e a dupla Sá e Guarabyra. E um selinho na Hebe. 

Além da música, tinha paixão por poesias, especialmente as de Pablo Neruda e Fernando Pessoa. Também não abria mão de tomar uma cachaça de alambique com amigos e de viajar por cantos pouco conhecidos do país.

O bigode, a barba e o cabelo comprido eram as marcas registradas do músico. O que poucos sabiam era que o visual era uma forma de esconder uma lasca no dente que adquiriu quando bateu no fundo de uma piscina quando era criança. 

Beto passou os últimos dias de vida com a esposa em uma chácara em Guaratinguetá. Ele se preparava para se apresentar em um festival no Nordeste. Morreu em 10 de junho, vítima de um infarto, aos 60 anos. Deixa a esposa, Elisabetta, duas filhas, Marcela e Thais, e um neto, Samuel. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.