Descrição de chapéu Obituário Paulo de Melo Zimbres (1933 - 2019)

Mortes: Urbanista, projetou expansão de Brasília e marco na UnB

Paulo Zimbres deixou legado como arquiteto, urbanista e professor

Thiago Amâncio
São Paulo

Paulo Zimbres construiu importantes obras —seja como professor, arquiteto ou urbanista.

Arquiteto, é um dos responsáveis pelo prédio da reitoria da Universidade de Brasília, de 1973 --edifício aberto, sem portões, com grandes blocos de concreto aparente e rampas amplas que ligam um andar a outro, considerado obra-prima por especialistas.

O urbanista Paulo de Melo Zimbres (1933-2019), que projetou expansão de Brasília e marco na UnB
O urbanista Paulo de Melo Zimbres (1933-2019), que projetou expansão de Brasília e marco na UnB - Reprodução
 

Urbanista, projetou a cidade-satélite de Águas Claras, de 1991, no Distrito Federal, onde evitou seguir o modelo de Brasília, que segrega comércio de habitação. 

"Esperavam que fizéssemos superquadras. Mas, entendendo que era uma cidade com mais atividades e uma liberdade maior que a do Plano Piloto, decidimos que ela abrigaria áreas mistas", disse, em entrevista ao jornal Correio Braziliense em 2017.

Mas saiu do controle, "pensamos em 12 pavimentos e alteraram para 30", criando superdensidade populacional. Isso o chateava um pouco, diz o filho Marcos, "mas era um otimista inveterado. Via que a cidade tinha uma vida urbana interessante e achava que se poderia corrigir".

Projetou também o setor Noroeste e os bairros do Mangueiral e Taquari, todos no DF.

Como professor, profissão de seu pai, formou gerações de arquitetos na capital federal, aonde se mudou em 1969, convidado a dar aulas na UnB.

"Ele nunca explicou porque quis ser arquiteto, é como se já tivesse nascido assim. Era arquiteto em tempo integral. Nem falava em parar, estava sempre criando, o tempo todo", diz Marcos.

Seu próximo projeto em vista era restaurar o prédio da Reitoria da UnB, mas foi impedido por uma pneumonia. Morreu no dia 3, deixando esposa, filhos, netos e bisnetos.
 


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.