Descrição de chapéu Chuvas

Queda de barreiras deixa dois mortos e seis desaparecidos no Grande Recife

Bombeiros tentam localizar mãe e cinco filhos que estariam na mesma casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

Duas pessoas morreram, quatro ficaram feridas e ao menos seis estão desaparecidas, incluindo cinco crianças, após deslizamento de duas barreiras na manhã e tarde desta quinta-feira (13) nos municípios de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife.

O primeiro deslizamento ocorreu por volta das 11h30, na segunda travessa Bom Jesus, em Camaragibe. Três casas foram soterradas. 

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Francisco Cantarelli informou que as equipes de resgate conseguiram salvar uma mulher.

Mulher é resgatada após desabamento em Camaragibe, na região metropolitana do Recife
Mulher é resgatada após desabamento em Camaragibe, na região metropolitana do Recife - Bruno Lafaiete/Código19/Folhapress

“Podemos confirmar a morte de um homem de aproximadamente 40 anos. A mulher dele foi resgatada com vida e encaminhada a uma unidade de saúde”, comunicou.

A área do acidente está interditada. Há muita lama no local. Cantarelli afirmou que as buscas vão continuar ao longo da noite.

“Tivemos a informação de que uma mãe e cinco filhos estariam em uma casa. Ainda não encontramos. Estamos checando os dados com moradores do local”, disse. O homem que morreu ainda não foi identificado oficialmente. "Ele estava sem os documentos", informou o tenente-coronel.

Em Jaboatão dos Guararapes, a vítima foi uma adolescente de 17 anos. Outras quatro pessoas da mesma família ficaram feridas. O deslizamento ocorreu no bairro de Jardim Monteverde. 

A forte chuva que cai no Recife e região metropolitana desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (13) provocou o cancelamento de aulas em universidades, interdição de uma estação de metrô, alagamento das principais vias da cidade e alerta oficial de enchente do rio Capibaribe.

Um voo da companhia aérea Azul, que partiria do Recife para São Luiz e Fortaleza, foi cancelado. Outros três aviões da mesma companhia que pousariam na capital pernambucana foram desviados para Maceió em razão do mau tempo.

Em seis horas, choveu o que estava programado para dez dias. A média histórica para o mês de junho é de 389,6 milímetros. Durante o período da manhã, a precipitação atingiu a marca de 117 milímetros. 

A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas) emitiu alerta de enchente para áreas ribeirinhas do rio Capibaribe, que corta o Recife. O nível está mais elevado no município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana. 

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e duas faculdades particulares cancelaram as atividades. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram carros trafegando em vias completamente alagadas. 

O TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) cancelou os expedientes em todas as unidades do Grande Recife. 

A estação de metrô Joana Bezerra, a principal do Recife, foi fechada. A frota de ônibus precisou ser reforçada para não prejudicar os passageiros.

Apesar da forte chuva, não houve registro de ocorrência de grande porte. A prefeitura comunicou que recebeu 53 chamados para colocação de lonas plásticas e vistorias em áreas de risco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.