Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Elevador quebrado obriga cadeirante a subir escada sentado em posto do INSS

Caso ocorreu seis meses após ele ir à agência no Rio e encontrar equipamento no mesmo estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Pessoas com dificuldade de locomoção encontram mais um obstáculo em uma agência do INSS no centro do Rio de Janeiro: o elevador não funciona há meses. No dia 10 de julho, o professor Jorge Crim, 60, cadeirante, precisou subir as escadas sentado para realizar uma perícia.

Há seis meses, Crim esteve na mesma agência, com hora marcada, e também encontrou o elevador quebrado. O caso foi revelado pela TV Globo e um vídeo do professor subindo as escadas viralizou.

"Como fiquei extremamente irritado, até comigo mesmo, de ter caído na história de que o elevador seria consertado, tomei a decisão de subir de escada", afirmou à Folha.

Crim contou que preferiu fazer este esforço do que voltar novamente ao local, por morar a 60 km do centro do Rio e por não ter garantias de que o elevador estaria funcionando futuramente.

O professor consta como cadeirante no cadastro do INSS. Ele teve paralisia infantil e passou a usar cadeira de rodas há dois anos, quando começou a perder o equilíbrio. Diz que nunca havia passado por uma situação parecida com a que ocorreu na agência.

Crim informou à reportagem que conseguiu realizar a perícia no dia 10. Questionado se ainda precisará voltar ao prédio, respondeu: "Espero que não seja castigado novamente. Se tiver que voltar lá vai ser triste".

Ele disse que permitiu o compartilhamento do vídeo por ter esperança de que a divulgação ajude outras pessoas a não passarem pela mesma situação. 

A Folha foi ao prédio na terça-feira (16) e constatou que o elevador ainda não funcionava. 

Em nota, o INSS disse que a manutenção está sendo providenciada para que o elevador possa voltar a funcionar "o mais breve possível". 

O órgão afirmou que todas as perícias agendadas no local foram transferidas a agências próximas até a resolução dos problemas de acessibilidade.

O INSS também lamentou o episódio e informou que foi determinada a realização de um diagnóstico de problemas semelhantes em todas as agências do país. 

O presidente do INSS, Renato Vieira, chegou a classificar o fato como "inaceitável". "A determinação dada foi no sentido de corrigir imediatamente essas necessidades logísticas, estruturais", afirmou. 

Professor durante a subida das escadas de agência do INSS; ele teve de se arrastar
Professor durante a subida das escadas de agência do INSS; ele teve de se arrastar - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.