Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

Mais de cinco meses depois, bombeiros encontram corpo praticamente intacto em Brumadinho

Lista de vítimas identificadas e desaparecidas na tragédia não é atualizada há cerca de um mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais resgatou um corpo “praticamente intacto” na lama em Brumadinho (MG), na noite de quarta-feira (3), mais de cinco meses depois do rompimento da barragem da Vale na região. 

A vítima — um indivíduo do sexo masculino, com cerca de 50 anos — estava com documento de identidade no bolso da calça. O nome confere com uma das 24 pessoas ainda na lista de desaparecidos. Acredita-se que ele era funcionário de uma terceirizada da Vale.

O corpo estava na área identificada como remanso 1, onde havia circulação de veículos e maquinário, sem edifícios. A região precisou passar por drenagem para que os bombeiros pudessem fazer as buscas. 

Ele foi encontrado a 8 metros de profundidade. O estado de conservação, de acordo com os bombeiros, se deve ao fenômeno de saponificação -- em locais com pouco oxigênio, alta concentração de minério, a atividade de decomposição desacelera. 

Para localizar a vítima, os bombeiros usaram cruzamento de dados entre possíveis locais onde a vítima estaria no momento do rompimento da barragem, com a localização onde foram encontradas pessoas que estariam com ela.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Belo Horizonte para ser identificado. Os números de vítimas da tragédia não são atualizados desde o dia 5 de junho, quando a Defesa Civil registrou 246 mortos e 24 desaparecidos

A 246ª vítima, identificada no início de junho, também foi resgatada com o corpo quase intacto na área do terminal ferroviário de carga. A identificação foi feita por exame de arcada dentária. Ainda há 136 segmentos não identificados junto ao IML. 

Segundo os bombeiros, não há previsão para o fim dos trabalhos na região até que todos os desaparecidos sejam localizados. Nesta quinta, 152 bombeiros militares trabalham em 24 frentes no local dando seguimento às buscas.  

“É muito complicado colocar essa previsão. Como são 24 pessoas desaparecidas, muitos desses segmentos podem pertencer a pessoas que já foram identificadas”, diz o porta-voz do bombeiros, tenente Pedro Aihara. 

 
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.