Descrição de chapéu Obituário Cléber Luís Costa da Silva (1968 - 2019)

Mortes: Inconformado, escolheu o jornalismo como motor para mudar o mundo

Cléber foi confundido com uma pessoa em situação de rua quando morreu na quinta-feira (4)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Os amigos não lembram se foi em 97 ou 98, mas em um desses invernos frios em Porto Alegre, o jornalista Cléber Costa criou um evento com bandas universitárias, pedindo doações de agasalhos e alimentos.

 Cléber Luís Costa da Silva durante seus anos universitários.
Cléber Luís Costa da Silva durante seus anos universitários. - Arquivo Pessoal

O cartaz trazia a foto de uma pessoa em situação de rua, coberta por folhas de jornal e uma frase dizendo que “tem certas coisas que um jornal não deveria cobrir”. 

Após participar por anos do movimento de estudantes secundaristas de Porto Alegre (Umespa), Cléber escolheu o jornalismo como profissão no vestibular. Um tempo depois, começou o curso de ciências sociais. 

“Ele escolheu essas duas carreiras porque ele sempre foi um inconformado, mas de um inconformismo que era um motor para ele agir para mudar o mundo”, lembra a ex-namorada Ilana Trombka. 

Cléber nasceu e cresceu no centro histórico de Porto Alegre. Havia cerca de oito anos que dividia uma casa com Milton, seu irmão mais novo.

Na noite de quinta-feira, 4 de julho, Milton o esperava para jantar, no Morro da Glória. No dia seguinte, recebeu a notícia da morte do irmão. 

Cléber foi encontrado caído no chão, na rua Duque de Caxias, perto de um dos cartões-postais de Porto Alegre, o viaduto da Borges de Medeiros, por volta das 23h. Nos jornais, circulou a notícia de que ele era morador de rua e havia morrido pelo frio. 

A causa, diz o irmão, foi um ataque cardíaco. Cléber estava com três blusas e um casaco. Liderados pelo jornalista Sílvio Ribeiro, amigos se uniram para pagar os custos do enterro. 

Cléber estava a cinco dias de completar 51 anos, mesma idade que o pai e a mãe tinham quando morreram.

​​coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.