Após fim de semana gelado em SP, temperaturas sobem ao longo da semana

Massa de ar polar fez de tarde de domingo a mais fria do ano da capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois do fim de semana gelado em São Paulo, com direito à tarde mais fria do ano no domingo (4), as temperaturas aumentam, aos poucos, ao longo da semana.

A massa de ar polar que atua sobre boa parte do país mantém a temperatura baixa no começo desta semana na capital paulista, mas o frio diminui um pouco.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de SP), nesta segunda-feira (5) o sol aparece aos poucos entre nuvens, e os termômetros ficam entre 10°C e 19°C.

No oeste e norte do estado o tempo continuará instável, com possibilidade de chuva a qualquer hora, de fraca a moderada intensidade, segundo a previsão do Climatempo.

A massa de ar fria perde mais força com o passar dos dias. As madrugadas ainda devem ser frias até ao menos quarta (7), mas à tarde os termômetros começam a subir e a semana deve terminar quente, inclusive na capital. Não há previsão de chuva.

Na terça, o sol predomina em São Paulo ainda pela manhã, a umidade cai e as temperaturas devem ter mínima de 11°C e máxima de 22°C, prevê o CGE.

Já a quarta-feira terá formação de nevoeiro e sensação de frio ao amanhecer. Ainda pela manhã, o ar seco ganha força e o sol passa a predominar. Durante a tarde, os menores índices de umidade se aproximam dos 30%. Os termômetros oscilam entre 12°C e 26°C.

O Climatempo já prevê máxima de 28°C na próxima sexta-feira (9).

FRIO PELO PAÍS

Com a massa de ar polar, os três estados do Sul voltaram a registrar termômetros abaixo de 0ºC. A menor temperatura foi em Urupema, pela medição do governo de Santa Catarina, com - 8ºC.

Ainda há condições para geada em todo o Rio Grande do Sul, exceto no litoral. Temperaturas abaixo de 0°C também poderão ser registradas nos três estados. 

Mas a partir da terça-feira a temperatura já terá uma grande elevação o Sul, com sol e poucas nuvens, e a semana deve terminar até com calor.

O tempo fica seco e os níveis de umidade do ar à tarde ficam baixos. Na quarta-feira, porém, pancadas de chuva com raios podem voltar a ocorrer na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

No Rio de Janeiro, outra cidade que teve a tarde mais gelada do ano — com máxima de 19,6ºC — o frio também vai arrefecer. No final da semana, a máxima para os cariocas já deve estar próxima dos 30ºC.

Mesmo o Nordeste, os próximos dias devem ser mais nebulosos, com condições para chuva. Chove de forma persistente, no entanto, entre o Espírito Santo, o Vale do Jequitinhonha (norte de MG) e áreas próximas a Salvador, na Bahia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.