Bebês deverão ser vacinados contra sarampo em todo o país, diz ministério

Ação já era realizada no estado de São Paulo; Brasil teve 1.845 casos da doença no ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

Bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias em todo o país deverão ser vacinados contra o sarampo a partir desta quinta (22). Trata-se de uma medida do Ministério da Saúde, anunciada nesta terça (20), para combater o surto da doença no país. 

O estado de São Paulo já estava vacinando bebês nesta faixa etária que residem ou têm viagens programadas para municípios com casos da doença. 

Em 2019, foram confirmados 1.845 casos de sarampo em todos os estados, de acordo com dados divulgados nesta tarde pelo ministério.

Os índices indicam uma tendência de redução nos casos: foram 1.008 em julho, ante 197 até 18 de agosto. 

Alice Ferreira, 1 ano e nove meses, toma vacina contra o sarampo, na UBS Dr. Geraldo da Silva Ferreira, no Jabaquara, em São Paulo
Alice Ferreira, 1 ano e nove meses, toma vacina contra o sarampo, na UBS Dr. Geraldo da Silva Ferreira, no Jabaquara, em São Paulo - 04.08.2019 - Eduardo Anizelli/Folhapress

Crianças menores de um ano, faixa mais suscetível ao sarampo, correspondem a 14% dos infectados, com 228 casos de 19 de maio a 19 de agosto. A faixa mais atingida é de 20 a 29 anos. 

São Paulo concentra a maior parte dos casos —espalhados por 74 municípios—, seguido por Rio de Janeiro e Pernambuco. 

Não foram confirmadas mortes em decorrência da doença neste ano. Durante todo o ano passado, houve 10.330 registros de sarampo. 

Essa vacina para bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias, chamada de “dose zero”, deve atingir 1,4 milhão de crianças, segundo o secretário de vigilância em saúde da pasta, Wanderson de Oliveira. A dose extra já era recomendada no estado de São Paulo. 

Ela não substituirá as doses que fazem parte do calendário nacional de vacinação. Ou seja: crianças ainda deverão tomar a vacina tríplice viral aos 12 meses e a tetraviral ou tríplice viral associada à varicela aos 15 meses. 

Não se trata de uma campanha de vacinação, mas de uma ação preventiva, segundo o secretário. Por isso, diz, não é preciso haver corrida aos postos de saúde. Haverá um reforço de mais de 1,6 milhão de doses de vacina para atender ao público. 

O secretário atribui o surto da doença à baixa cobertura vacinal, que pode ter sido potencializada por fake news sobre vacinação. A Folha revelou em junho que o Brasil tem sete das oito principais vacinas infantis com cobertura abaixo da média. 

Oliveira também nega que as doses oferecidas fora do calendário oficial sejam mais fracas ou fracionadas. 

O ministério orienta ainda aos estados que seja feito um bloqueio vacinal seletivo em todos que tiveram contato com pessoa com suspeita de sarampo em até 72 horas. 

A pasta vai reforçar ações contra o sarampo nas próximas semanas, o que inclui fazer reuniões com governos locais e com especialistas. Em outubro, será realizada uma campanha nacional de multivacinação. 

Em março, após um ano sem conseguir interromper a transmissão do sarampo, o Brasil perdeu o status de país livre da doença. O reconhecimento havia sido concedido pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) em 2016.

O sarampo é uma doença grave e contagiosa que pode ser transmitida por meio do contato direto com a secreção da pessoa infectada ou pelo ar.

Febre alta, tosse, coriza, manchas avermelhadas na pele e manchas brancas no interior das bochechas são alguns dos sintomas.

Casos de sarampo sobem 36,23% no estado de São Paulo em uma semana

O número de casos de sarampo aumentou 36,23% na última semana no estado de São Paulo. Entre os dias 13 e 20 de agosto, as notificações da doença subiram de 1.319 para 1.797, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta terça (20).

A capital paulista chegou a 1.314 casos contra 997 na semana anterior —alta de 31,79%. 

Dos casos notificados no estado, 73% concentram-se na cidade de São Paulo.

Além de São Paulo, os cinco municípios paulistas com o maior número de registros da doença são Guarulhos (Grande SP), Santo André (ABC Paulista), São Bernardo do Campo (ABC Paulista ), Fernandópolis (a 555 km de SP) e Santos (86 km de SP), com 56, 47, 35, 29 e 25 casos, respectivamente.

Vacinação vai até dia 31 na capital paulista

A campanha de vacinação começou em 10 de junho e foi prorrogada até 31 de agosto. 

Até 15 de agosto, a ação atingiu 41,3% das crianças de seis a 11 meses e 29 dias, e 35,5% da população de 15 a 29 anos.

As pessoas das duas faixas etárias devem procurar uma UBS para receber a tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola). ​
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.