Descrição de chapéu Obituário Toninho Mariutti (1952 - 2019)

Mortes: Viver pela família foi melhor feito de banqueteiro

Toninho Mariutti ganhou renome por organizar eventos e cozinhar para famosos

Patrícia Pasquini
São Paulo

A fama por realizar eventos e cozinhar para famosos não é a única lembrança que o banqueteiro Antonio Paulo Mariutti —ou Toninho Mariutti, como era conhecido—, deixou para o público.

Apesar das badalações, ele vivia pela família. Seu irmão, o engenheiro Germano César Mariutti, 64, conta que Toninho sempre quis ficar perto dos oito irmãos. 

O banqueteiro Toninho Mariutti
O banqueteiro Toninho Mariutti - Divulgação

"O Natal era comemorado na casa dele, com a presença da família e dos amigos. Era um ritual: ele rezava uma missa em frente ao presépio que montava anualmente e depois festejava com todos."

Devoto de Nossa Senhora, Toninho era simples, religioso e o responsável pela grande novena realizada no Jardim Paulistano (zona sul da capital paulista), onde morava. A imagem da santa corria as casas do bairro. No dia de Santo Antônio, distribuía o tradicional pão a todos.

O interesse pela decoração, obras de arte e pela cozinha começou na pré-adolescência. 

Nos anos 60, quando ficava no sítio em Bragança Paulista (a 83 km de SP), aproveitava para visitar as capelas das fazendas vizinhas, garimpava os lustres e castiçais antigos e os levava para decorar a sua casa. Já nesta época, ele pintava quadros e telas, e durante muito tempo exerceu a profissão de ceramista.

A criatividade para lidar com os objetos de arte também foi explorada na gastronomia, somada à imaginação e ao improviso. Aos poucos, conquistou seu público com a alegria e a forma de trabalhar.

No final dos anos 80, Toninho Mariutti assumiu a culinária e abriu um buffet. "Ele inaugurou uma nova era na maneira de fazer eventos, e ficou famoso", diz Germano.

Toninho Mariutti morreu dia 3 de agosto, de insuficiência renal, aos 67 anos. Solteiro, deixou oito irmãos.


coluna.obituário@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.