No Rio, protesto contra queimadas reúne artistas e políticos fluminenses

Segundo a entidade 342 Amazônia, que organizou o evento, público estimado era de 15 mil pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Com palavras de ordem contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, manifestantes protestaram neste domingo (25) contra as queimadas na Amazônia na zona sul do Rio. O protesto contou com a presença de artistas e políticos fluminenses.

“Estamos defendendo a causa do meio ambiente contra as decisões e as coisas que são ditas pelo governo incumbente hoje”, disse o compositor Caetano Veloso, lembrando que o caso ganhou repercussão internacional essa semana. “É importante para que os dirigentes tomem consciência.”

Artistas e políticos fluminenses participaram de protesto no Rio neste domingo (25). Da esquerda para a direita, na primeira fileira, o teólogo e pastor Henrique Vieira, líder da Igreja Batista do Caminho, o rapper Criolo, o cantor Caetano Veloso, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), a escritora e roteirista Antonia Pellegrino e a atriz Paula Burlamaqui - Sergio Moraes/Reuters

O movimento foi organizado pela instituição 342 Amazônia, que estimou a presença de cerca de 15 mil pessoas. Além de Caetano, estavam no protesto atores como Patrícia Pilar, Nanda Costa, Maria Padilha, Maitê Proença, Luísa Arraes, Alinne Moraes, Sonia Braga, Mateus Solano e Caio Blat, entre outros. 

“É [uma pauta] urgente. Toda ação é positiva e necessária”, afirmou o rapper Criolo. O protesto durou mais de três horas, percorrendo as praias de Ipanema e do Leblon, reduto bolsonarista no Rio, mas não houve incidentes.

Entre os políticos, estiveram presentes os deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Jandira Feghali (PCdoB) e Benedita da Silva (PT-RJ), além dos ex-deputados Chico Alencar e Carlos Mina.

“O governo Bolsonaro tem uma visão atrasada sobre o papel do meio ambiente em relação ao desenvolvimento econômico. Para ele, se tem meio ambiente não tem desenvolvimento”, disse o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).

 

Ele disse ter proposto ao presidente da Câmara dos Deputados a implantação de uma comissão geral —espécie de audiência pública— para discutir o tema no dia 5 de setembro, o Dia da Amazônia.

O deputado quer ainda recolher assinaturas para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a “devastação da floresta”. “Não só as queimadas, mas também o desmatamento e o garimpo ilegal”, afirmou.

No início do protesto, um boneco do ex-presidente Lula com os dizeres Lula Livre foi inflado, gerando polêmica entre alguns manifestantes, que reclamaram da mistura entre a agenda ambiental e a política.

Além da manifestação no Rio de Janeiro, outros atos em defesa da Amazônia ocorreram neste domingo em Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). No sábado (24), Manaus (AM) foi uma das cidades que também realizaram protestos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.