Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Obras na pista do Santos Dumont, no Rio, começam neste sábado (24) e afetam voos

Ao menos 200 voos foram transferidos para o Galeão; obras vão durar 29 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

As obras de manutenção da pista principal do aeroporto Santos Dumont, localizado na zona central do Rio de Janeiro, começam neste sábado (24). Segundo a Infraero, estatal que administra o terminal doméstico, as obras deverão durar ao menos 29 dias, com término previsto para o dia 21 de setembro.

Nesse período, quase todos os voos previstos para pousar ou decolar do aeroporto foram transferidos ao Galeão, na zona norte carioca, a cerca de 20 quilômetros de distância do Santos Dumont.

As obras vão substituir todo o revestimento da pista principal do aeroporto —elas serão tocadas 24 horas em todos os sete dias da semana. A última reforma da pista ocorreu há dez anos. Para a Infraero, a nova pista vai garantir a plena segurança das operações pela próxima década segundo os marcos regulatórios da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Avião decola do aeroporto Santos Dumont, no Rio
Avião decola do aeroporto Santos Dumont, no Rio - Alexandre Macieira/Riotur

O intuito da obra é "oferecer melhora no contato entre os pneus das aeronaves com a pista molhada ou seca", disse a Infraero. Com 63 metros de comprimento e 12 metros de largura a menos que a pista principal, ela comporta apenas aviões menores.

As três empresas aéreas que utilizam o Santos Dumont tiveram 45 dias para readequar a malha de voos. Alguns deles continuam no aeroporto, pois a pista auxiliar do terminal vai seguir funcionando. 

A Gol e a Latam transferiram todos seus voos para o Galeão e ajustaram os horários de suas operações. Também permitiram que o passageiro remarque a viagem sem custos ou receba o reembolso integral.

Já a Azul vai continuar operando no aeroporto, mas apenas com destinos para Campos dos Goytacazes (RJ), São José dos Campos, Ribeirão Preto (SP) e Vitória (ES), este último apenas em setembro. Ao todo, serão nove voos diários pela companhia.

A previsão inicial para início da reforma era no dia 12 de agosto, mas ajustes na pista secundária por exigência da Anac foram feitos antes que as obras maiores começassem.

"O fechamento da pista principal para as obras é necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: a camada porosa de atrito não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados", informou a Infraero.

As companhias aéreas não informaram quantos clientes e voos serão afetados, dizem apenas que estão comunicando todos sobre as mudanças. Esses números, porém, devem girar perto de 760 mil passageiros e 8.000 pousos e decolagens, dados de setembro do ano passado (mais atual) da Infraero.

Enquanto as obras estiverem em andamento, Gol e Latam oferecerão transporte de hora em hora entre o aeroporto Santos Dumont e o Galeão (veja abaixo os horários). 


ACESSO AO GALEÃO

Transporte de hora em hora em entre aeroportos

Latam: primeira partida no Santos Dumont às 4h, e última, às 20h. No Galeão, o primeiro ônibus sai do terminal 1 às 6h, e o último, às 22h.

Gol: saídas das 4h às 23h. No Galeão, os ônibus vão parar no Terminal 2. No Santos Dumont, na área de desembarque.

Carros particularesEmbarque e desembarque na calçada do piso de embarque do Terminal 2 do Galeão

UberEmbarque deslocado para o estacionamento administrativo do aeroporto, entre os terminais 1 e 2. O desembarque pode ser feito na calçada do piso de embarque no Terminal 2.TáxisEmbarque no piso zero do Edifício Garagem e desembarque na calçada do piso de embarque no Terminal 2

Táxis especiaisEmbarque no piso zero do Terminal 2 (área de desembarque)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.