Descrição de chapéu Alalaô

Câmara de Salvador proíbe Carnaval na Quarta de Cinzas por motivo religioso

Proposta ainda depende de sanção do prefeito; 'arrastão' da Quarta de Cinzas acontece há 24 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cantor Léo Santana no Arrastão na Quarta-Feira de Cinzas, tradição do Carnaval de Salvador
O cantor Léo Santana no Arrastão na Quarta-Feira de Cinzas, tradição do Carnaval de Salvador - Prefeitura de Salvador - 6.mar.2019/Divulgação
Salvador

O tradicional arrastão da Quarta-feira de Cinzas, que ocorre há 24 anos no Carnaval de Salvador, pode estar com os seus dias contados.
 
A Câmara Municipal de Salvador aprovou nesta quarta-feira (11) um projeto de lei que proíbe a realização de festejos de Carnaval em Salvador a partir das 5h da Quarta-feira de Cinzas. A proposta ainda depende da sanção do prefeito ACM Neto (DEM) para virar lei.
 
O projeto, de autoria do vereador Henrique Carballal (PV), é amparado por uma justificativa religiosa: ele argumenta que, por marcar o início da Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas não pode ser dedicada a uma festa profana.
 
Na tradição da Igreja Católica, a Quaresma —período de 40 dias que antecede a Páscoa– deve ser dedicado ao resguardo.
 
“O Carnaval é uma festa vinculada ao calendário eclesiástico. Esticá-lo para a Quarta-feira de Cinzas, na verdade, é fazer uma negação do que é o Carnaval”, disse à Folha Carballal, que é ligado à Igreja Católica. 
 
O vereador argumenta que, mesmo o Estado sendo laico, cabe ao poder público reconhecer a maioria cristã: “Não sou nenhum fundamentalista religioso, gosto de Carnaval. Mas o que vinha acontecendo era um exagero”.

O arrastão da Quarta-Feira de Cinzas foi criado em 1995 por Carlinhos Brown e, desde então, tornou-se uma tradição no Carnaval de Salvador.
 
O desfile acontece no final da manhã da Quarta de Cinzas no sentido contrário ao do Carnaval, seguindo da Barra até Ondina. Também costuma ser mais curto, já que os trios elétricos andam em maior velocidade.
 
Artistas como Ivete Sangalo e Daniela Mercury já desfilaram durante o arrastão na Quarta-feira de Cinzas. No ano passado, a festa foi comandada pelo cantor Léo Santana e atraiu milhares de foliões. 
 
O arrastão é encarado como uma opção de lazer para os foliões que querem mais um dia de festa, mas também para os ambulantes e outros profissionais que trabalham durante o Carnaval.
 
Para o vereador Henrique Carballal, contudo, não se pode comparar uma tradição carnavalesca de 24 anos com a Quaresma. "Estamos falando de uma tradição milenar".
 
A Quaresma surgiu por volta do ano 350, quando a Igreja decidiu aumentar de 3 dias para 40 dias o período de preparação para a Páscoa. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.