Folha e IDS realizam debate sobre tarifa de água e esgoto

Instituto apresentará trabalho inédito com 23 propostas de mudança do modelo de cobrança da concessionária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), com apoio da Folha, realiza no dia 24 de setembro debate sobre a tarifa de água e esgoto da Sabesp. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site Folha Eventos.

O instituto apresentará trabalho inédito com 23 propostas de mudança do modelo de cobrança da concessionária, que atende 371 municípios paulistas, e pesquisa de opinião realizada pelo Datafolha sobre o conhecimento da população sobre o tema.

Participarão do debate João Paulo Capobianco, vice-presidente do IDS, Marussia Wathely, coordenadora da Aliança pela Água, Samuel Barreto, gerente de águas da The Nature Conservancy Brasil, Carlos Roberto de Oliveira, diretor administrativo e financeiro da Ares-PCJ e representante da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), e Stela Goldenstein, coordenadora do 2030 Water Resources Group.

 

O colunista da Folha Vinicius Torres Freire fará a mediação. As recomendações são resultado da análise de políticas tarifárias nacionais e internacionais de saneamento básico e consultas a especialistas.

Além do modelo de cobrança, o trabalho apresenta propostas em temas como o direito das famílias pobres à tarifa social, instrumentos de proteção dos mananciais, estratégias de comunicação de concessionárias com a sociedade e políticas públicas de universalização do saneamento básico e de melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Segundo dados oficiais, 33 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada no Brasil, e 96 milhões vivem sem coleta e tratamento de esgoto. Em São Paulo, há 84 mil pessoas sem abastecimento de água e mais de 445 mil sem coleta de esgoto.

A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) está revisando a tarifa da Sabesp e deve implementar mudanças a partir de junho de 2020.

O evento acontece no auditório do jornal (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos — 9º andar, em São Paulo) a partir das 8h30.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.