Garimpeiro brasileiro é morto por militar na Guiana Francesa

Governo francês afirmou a órgão brasileiro que disparo foi acidental e militar foi preso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um brasileiro foi morto por um militar francês em uma área de garimpo ilegal na Guiana Francesa no último domingo (22).

O garimpeiro Gleibson Pereira, 28, morreu na fronteira entre o Brasil e o território francês, próximo ao distrito de Vila Brasil, distante de Oiapoque (AP) cerca de quatro horas de barco.

Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Caiena, o governo local afirmou que o disparo foi acidental e partiu da arma de um militar que foi preso administrativamente e responderá a inquérito. O militar fazia parte do quadro da Legião Estrangeira, unidade ligada ao Exército Francês que admite estrangeiros.

Segundo a Polícia Civil, Gleibson carregava galões de 50 litros com combustível para abastecer os garimpos. O grupo em que Gleibson estava ouviu uma embarcação se aproximar, diz a polícia, e se espantou ao ver os militares. Eles correram mato adentro, e o legionário disparou.

Gleibson Pereira, 28, brasileiro morto por militar na Guiana Francesa
Gleibson Pereira, 28, brasileiro morto por militar na Guiana Francesa - Facebook/Reprodução

Na cidade franco-guianense de Camopi, em frente à Vila Brasil, há três forças policiais francesas, a Legião Estrangeira, a Gendarmerie (espécie de polícia militar) e a Polícia Nacional (polícia civil), que combatem a garimpagem ilegal.

Áudio que circula na região enviado por um garimpeiro que estava no grupo narra o momento da morte. “Na hora que eu virei de costas para correr, na hora que eu escorreguei, foi na hora que foi o tiro. Nós corremos juntos. Eu entrei no mato, ele entrou atrás e caiu. Só que eu não voltei para ver se ele estava bem ou não. Ele só caiu, e nós entramos. O pessoal estava bem perto de nós, falando. Nós entramos e fomos embora. Depois é que fomos saber do ocorrido.”

Os garimpeiros voltaram no dia seguinte e encontraram Gleibson morto.

Um vídeo que se espalhou pelas redes sociais mostra um grupo em volta do cadáver, caído na mata, apontando os ferimentos e chamando os militares franceses de covardes. “Nós [garimpeiros ilegais] estamos errados, mas a gente trabalha desarmado, todo mundo. O cara não tem nada a ver”, diz um. “Esses vagabundos vão ao Oiapoque, comem e bebem conosco e fazem isso”, diz outro.

O corpo de Gleibson foi levado pelos garimpeiros ao lado brasileiro.

Em outro vídeo, depois que o corpo foi resgatado, os garimpeiros também acusam os agentes franceses. Eles viram o cadáver de costas para mostrar as marcas. “Isso aqui é mais uma prova do que o governo francês está fazendo contra os brasileiros dentro da Guiana Francesa. Bando de assassinos.”

Um delegado brasileiro que atua na região disse à Folha, no entanto, que a abordagem das forças francesas não costuma ser violenta e que incidentes do tipo são raríssimos. A praxe, segundo essa autoridade, é prender e extraditar os garimpeiros.

Um dia antes, na mesma região, indígenas do lado franco-guianense informaram à polícia que encontraram três corpos de brasileiros mortos. A Polícia Federal e a Polícia Civil brasileira fizeram buscas, mas não encontraram mortos, e desconfiam de falsa comunicação de crime.

Segundo o consulado brasileiro, dos 295 mil habitantes da Guiana Francesa, entre 70 mil e 80 mil são brasileiros, a maior parte do Amapá, do Pará e do Maranhão.

A imigração ao território francês se intensificou na época da construção do Centro Espacial de Kourou, base de lançamentos da Agência Espacial Europeia, erguido na região pela proximidade com a Linha do Equador

Há cerca de 12 mil garimpeiros trabalhando regularmente na Guiana Francesa, cerca de 95% são brasileiros, segundo números do consulado. De acordo com a Polícia Civil, 10 mil brasileiros fazem garimpo ilegal no país.

A Guiana Francesa é um departamento da França na Amazônia, que tem 84 mil km², cerca de 95%  dos quais cobertos de floresta. 

De acordo com as Forças Armadas francesas, há cerca de 130 permissões para extração de minério no território. Nesse setor formal, a produção de ouro em 2016 foi de 1,3 tonelada, gerando um faturamento de 45 milhões de euros (R$ 207 milhões).

O garimpo ilegal exibe números mais robustos, com produção anual estimada em até nove toneladas e receita na casa dos 200 milhões de euros (R$ 922 milhões)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.