Descrição de chapéu Obituário Walmor Paulo de Luca (1938 - 2019)

Mortes: Foi deputado federal por SC e era o 'Google' da família

Walmor Paulo de Luca teve quatro mandatos como deputado federal por Santa Catarina

Patrícia Pasquini
São Paulo

Além da carreira política, o ex-deputado federal por Santa Catarina Walmor Paulo de Luca também era admirado pela sabedoria. 

“Em casa, brincávamos que o Walmor era o nosso Google, nossa enciclopédia particular. Ele sabia de tudo. Uma mente brilhante, sempre aberta e pronta para compartilhar conhecimento”, conta a esposa, a deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB), 70.

Iniciou a vida política em 1966 como vereador em Içara (SC), cidade onde nasceu. Em 1975, elegeu-se deputado federal pelo estado. Legislou por quatro mandatos. 

 
Ex-deputado Walmor de Luca
Ex-deputado Walmor de Luca - Arquivo pessoal

Também em Santa Catarina, foi secretário estadual da Saúde no governo Pedro Ivo Campos. Mais tarde, presidiu a Telesc (Telecomunicações de Santa Catarina) e deixou sua marca à frente da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).  

Para ele, a família era sempre prioridade. Era companheiro, amigo das filhas e admirador de cada talento de suas netas. Cabia ao avô a missão de contar a todos cada nova conquista delas. 

Walmor gostava de leitura e de cinema, mas enquanto estava em casa destacava-se na cozinha. “Um verdadeiro gourmet. Os seus risotos eram incomparáveis, melhores que os encontrados em restaurantes cinco estrelas”, afirma Ada.

“Nunca estamos preparados para as despedidas. Nós tínhamos grande afinidade e os mesmos valores. Escrevemos nossa história com garra e coragem. Meu marido dedicou-se à causa pública, honrou sua passagem por aqui e deixou um legado importante”, diz.

Walmor morreu dia 9 de setembro, aos 81, de embolia pulmonar aguda. Deixa a esposa, duas filhas e três netas.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, Ada Faraco de Luca é deputada estadual e não federal. O texto foi corrigido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.