Unimed faz festa com cenário de favela e gera polêmica

Empresa diz ser inclusiva e ter destacado 'maravilhas brasileiras sem abrir mão de críticas sociais'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Com roupa de garçom, um homem negro faz um churrasco em cima de um simulacro de laje. Roupas penduradas em um varal e até  fios enrolados junto a um poste representando uma ligação ilegal de energia completam a paisagem.

O cenário fez parte da decoração de uma festa dos médicos cooperados da Unimed em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo). A confraternização, que aconteceu na noite desta sexta-feira (6), teve como tema “No país das Maravilhas” e teve diferentes cenários.

Vídeos da festa foram publicados em redes sociais e geraram reações críticas de pessoas que viram no cenário preconceito ou insensibilidade com os moradores de comunidades pobres.

Uma das pessoas que compartilhou o vídeo, a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) classificou a decoração da festa da Unimed como um “deboche à vida nas favelas e nas periferias”.

“É revoltante que as pessoas não tenham o mínimo de bom senso e empatia ao fazer da vida da maioria da população motivo para chacota”, disse a deputada.

As imagens do evento foram recebidas com críticas também por outros internautas. "Atender na favela tem muito médico que não quer, mas fazer stories achando a representação cênica da favela exótica eles adoram! Esse povo me embrulha o estômago", escreveu um deles, Jairo Gonçalves. 

 

Em um dos vídeos, publicado no Instagram por uma assessora da Unimed, o espaço caracterizado como favela é classificado por ela como “o mais criativo da festa”.  “Olha, tem até um varal”, diz a assessora durante o vídeo, sendo em seguida complementada pelo profissional que projetou o espaço: “E churrasquinho na laje, mostra lá”.

No vídeo, é possível ver uma mulher negra com roupa de baiana de acarajé manuseia um tacho em frente a um cenário de botequim de periferia.

Dentro de um cenário descrito na legenda do vídeo como “casa de favela”, uma garrafa de refrigerante vazia repousa sobra a pia. Junto ao varal, há um isopor em que está escrito “juju”, suco de fruta congelado também chamado de geladinho ou sacolé.

Em nota, a Unimed São José do Rio Preto informou que o tema da festa “No país das maravilhas” teve como objetivo estabelecer um paralelo entre o livro do escritor britânico Charles Lutwidge Dodgson —conhecido por seu pseudônimo, Lewis Carroll— e a realidade brasileira. E que procurou demonstrar a pluralidade do Brasil.

“A cenografia do evento usou recursos lúdicos com a intenção de despertar entre os convidados uma reflexão crítica a partir da representação de um mundo aparentemente sem sentido, como é o mundo de Alice. Assim, o evento destacou as maravilhas brasileiras sem abrir mão de fazer contundentes críticas sociais”, informou.

A Unimed ainda informou ser uma empresa inclusiva, plural e comprometida em promover a diversidade em todos os seus projetos. “Infelizmente, pessoas que não participaram da festa deturparam, a partir de fotos e vídeos publicados em redes sociais, a interpretação do propósito do evento com citações errôneas”, afirmou a nota.

A obra de Carroll, publicada em 1865, trata de uma menina, Alice, que, atrás de um coelho, se embrenha por um mundo fantástico de animais e objetos falantes governado por uma rainha tirânica, com alusões alegóricas à Inglaterra vitoriana e provocações a respeito da lógica convencional. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.