Chuvas deixam desabrigados e crianças sem aula no RS

Em Dom Pedrito, família usou geladeira para proteger os filhos, relata prefeito

Porto Alegre

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde terça-feira (29) deixaram milhares de desabrigados, residências sem energia elétrica e estudantes sem aula.

Uma das situações mais graves foi registrada em Dom Pedrito, a 346 km de Porto Alegre, na região da campanha, onde 5.000 pessoas tiveram as casas atingidas. Delegacia, universidade e presídio da cidade também foram afetados. 

Em Porto Alegre, nesta quinta-feira (31), o bairro Lami, próximo do rio Guaíba, teve ruas alagadas. Na terça, uma escola infantil pública, na Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, suspendeu as aulas por estar sem energia elétrica.

Residência danificada pela chuva em Dom Pedrito (RS)
Residência danificada pela chuva em Dom Pedrito (RS) - André Uria/Prefeitura de Dom Pedrito

Na capital gaúcha, a Defesa Civil atendeu 80 famílias em função da chuva da última madrugada, registrou 65 ocorrências de estragos, entregou 400 metros de lona e foi chamada para 49 situações de quedas de árvores e vegetação. 

Em Dom Pedrito, uma família que vive às margens do rio Santa Maria usou uma geladeira desligada para proteger quatro crianças da chuva, após a casa ficar sem telhado e parede, relatou à Folha o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves (PP).

“Nossa cidade viveu seus momentos mais difíceis justamente no aniversário de 147 anos. Tivemos ventos de 135 km/h, ficamos oito horas sem luz e água. A paisagem é de postes e árvores caídos”, disse Gonçalves. Plantações de soja e arroz também foram destruídas, segundo o prefeito.

Apesar do estrago, não há vítimas. “Vistamos uma casa de dois cômodos em que o quarto desabou, por sorte a mãe e as filhas dormiam na sala”, conta o prefeito. A situação de emergência já foi declarada pelo município, que tem recebido ajuda da Defesa Civil. 

Além de Dom Pedrito, outras cidades como Bagé, Santana do Livramento, Piratini e Santa Maria também sofreram estragos por causa das tempestades. 

Um show beneficente em Porto Alegre receberá doações para as cidades atingidas. A Defesa Civil coletará roupas, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza a partir das 15h, no domingo (3), no Anfiteatro Pôr do Sol. 

 
Cidade de Dom Pedrito, na região da campanha gaúcha, sofreu estragos pro causa das fortes chuvas dos últimos dias
Cidade de Dom Pedrito, na região da campanha gaúcha, sofreu estragos pro causa das fortes chuvas dos últimos dias - André Uria/Prefeitura de Dom Pedrito
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.