Explosão em distribuidora de gás deixa 4 mortos em Boa Vista

Segundo as informações iniciais, as mortes ocorreram durante a recarga de cilindros de gás

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Paulo Pires
Boa Vista

Uma série de pelo menos três explosões em uma loja de distribuição de gás industrial deixou quatro mortos nesta terça-feira (15), em Boa Vista (RR).

As explosões foram registradas por volta das 10h e, durante todo o dia, imagens do acidente ganharam as redes sociais. Nelas, é possível ver objetos e estilhaços voando a partir do local em que ocorreram as explosões.

As mortes foram confirmadas pelo tenente Macksuel Lopes, do Corpo de Bombeiros de Roraima. Três das vítimas eram funcionários da empresa e a outra uma visitante.

A informação inicial que a corporação recebeu é que as vítimas morreram durante a recarga de cilindros de gás, quando parte do telhado desabou e causou a explosão.

Imagem mostra explosão em empresa de fabricação de gás na zona oeste de Boa Vista
Imagem mostra explosão em empresa de fabricação de gás na zona oeste de Boa Vista - 15.out.2019 - Folha de Boa Vista/Reprodução

“Depois confirmamos com o proprietário e nossa área técnica que provavelmente durante a recarga de um cilindro que continha hidrocarboneto entrou em contato com o oxigênio e causou a primeira explosão”, disse.

Essa primeira explosão provocou uma reação em cadeia, que iniciou as duas explosões seguintes. O laudo pericial do Corpo de Bombeiros já foi feito e os agentes esperam o resultado oficial.

Segundo a corporação, a empresa Oxigênio Centro Norte estava funcionando legalmente. “Só que o laudo é do ano passado. Nesse período fazemos visitas esporádicas. Não temos confirmação se o dono da empresa fez alguma modificação na edificação após a última visita do Corpo de Bombeiros”.

Agora, os militares vão verificar se houve alguma alteração no prédio, o que seria ilegal.

O fogo na loja foi controlado e não há mais risco de incêndio. Os cilindros que ficaram no local estão sendo retirados e o material está sendo transportado com apoio da própria empresa, que disponibilizou um caminhão. A Folha não conseguiu falar com a empresa.

Os militares buscam por mais vítimas ainda no perímetro da explosão.

BLOQUEIO

A quadra onde fica a empresa foi evacuada e o trânsito de pessoas e veículos bloqueado na região.

O HGR (Hospital Geral de Roraima), principal unidade de saúde do estado, recebeu ao menos duas mulheres feridas com escoriações leves e sem risco de morte.

O diretor-técnico do HGR, Marcos Robério, disse que uma equipe de 40 profissionais de saúde foi enviada para outros centros cirúrgicos e foi montada uma estrutura externa no pronto-socorro para receber pacientes em estado menos grave.
 
A Polícia Militar e agentes da Força Nacional bloquearam o trânsito de pessoas e veículos na avenida que dá acesso ao local até que os trabalhos dos bombeiros em busca de vítimas sejam concluídos.
 
A orientação passada pelo governo aos familiares de funcionários da empresa e possíveis clientes que estariam no local no momento e que estão desaparecidos é que providenciem documentos para serem apresentados aos peritos no IML (Instituto Médico Legal), além de fotografias de sorrisos, radiografias odontológicas e prontuários médicos e odontológicos.
 
“Caso a pessoa tenha realizado alguma cirurgia e tenha radiografia é importante apresentar também”, diz trecho de nota do governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.