Descrição de chapéu Obituário Maria de Lourdes Fonseca Sigaud (1926 - 2019)

Mortes: Socialite, dedicou-se ao lar e a causas beneficentes

Maria de Lourdes Fonseca Sigaud serviu de modelo da estátua 'Leitura', que está na Biblioteca Municipal de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Solidariedade é a palavra que define a socialite Maria de Lourdes Fonseca Sigaud. Lalucha, como era conhecida, nasceu em São Paulo em uma família tradicional de classe média.

O Lourdes no nome foi responsável pelo primeiro apelido, Lula. Como a mãe era avessa a apelidos, a avó decidiu que ela seria Lalucha.

Serviu de modelo da estátua “Leitura”, que está no saguão da Biblioteca Municipal de São Paulo. A obra é do escultor Caetano Fracarolli. 

Maria de Lourdes Fonseca Sigaud (Lalucha)
Maria de Lourdes Fonseca Sigaud (Lalucha) - Arquivo pessoal

Seus pais participaram da revolução de 1932 e fizeram oposição à ditadura de Getúlio Vargas. “Na época, ela era mocinha e ficou amiga da geração mais combativa à ditadura, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, principalmente do ex-governador de São Paulo, Abreu Sodré.

Lalucha participou de todos os comícios democráticos”, conta o cunhado, o ex-ministro da Justiça (no governo Fernando Henrique) e atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, José Gregori.

Lalucha integrou muitos comitês assistenciais e beneficentes, além da comissão que organizou a recepção dos pracinhas brasileiros que foram à 2ª Guerra Mundial na Itália.

Ajudar o próximo sempre esteve em seu coração. Nos últimos tempos, dedicou-se a atividades assistenciais, ao lar e aos momentos de lazer ao lado das amigas. 

Maria de Lourdes Fonseca Sigaud morreu em 30 de setembro, aos 92 anos, de complicações pulmonares. A missa de um mês será nesta quarta-feira (30), às 17h, na Igreja São José (rua Dinamarca, 32, Jardim Europa). Viúva, deixa dois filhos, sete netos e uma bisneta, neta de Maria Stella Gregori, sua afilhada. A relação das duas era como a de mãe e filha.

coluna.obituario@grupofolha.com.br
 
Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, a bisneta de Lourdes Fonseca Sigaud é neta de Maria Stella Gregori, e não sua filha. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.