Prefeitura de SP apaga ciclofaixa da Consolação para reforma

Gestão Covas diz que está recuperando 46 km de ciclofaixas; ciclistas são pegos de surpresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ciclistas de São Paulo foram surpreendidos nesta semana pela retirada da ciclofaixa da rua Consolação, uma das principais vias da cidade exclusivas para bicicletas, que liga o centro à avenida Paulista.

A pintura no chão foi apagada, e os blocos sinalizadores no chão, retirados.

A prefeitura não colocou cones ou sinalizadores para suprir a falta da faixa exclusiva para bicicletas. No fim da tarde de terça-feira (29), a reportagem flagrou ciclistas entre carros (recebidos com buzinadas) e sobre as calçadas.

Ciclovia apagada da rua da Consolação, em São Paulo
Ciclovia apagada da rua da Consolação, em São Paulo - Thiago Amâncio/Folhapres

A via tem três faixas para carros e uma para ônibus em cada sentido (são oito no total), com trânsito constante.

A prefeitura diz que 85 ruas ou avenidas da cidade estão passando por “obras de requalificação” (veja lista abaixo), que totalizam 46 quilômetros de vias. 

A reforma, diz a prefeitura, inclui renovação do asfalto, recuperação de guias e sarjetas e, em certos casos, mudança no padrão de sinalização: a pista não será mais vermelha, terá apenas pequena faixa vermelha, na junção entre a ciclofaixa e a faixa para carros. Além disso, a prefeitura diz que vai instalar tachões a cada metro.

Ciclistas têm reclamado que a retirada das faixas acontece sem cones ou outros elementos de proteção enquanto a via não é reformada.

Na ciclofaixa da rua Artur de Azevedo, na zona oeste da cidade, após pressão, a prefeitura colocou cones para sinalizar o espaço que deveria exclusivo de ciclistas.

O Código de Trânsito Brasileiro diz em seu artigo 58 que, em vias compartilhadas com carros, a preferência é do ciclista.

A prefeitura elaborando um novo Plano Cicloviário. Em agosto, a gestão Bruno Covas (PSDB) consultou sua base aliada para pedir nomes de ciclovias que deveriam ser revistas ou eliminadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.