Guia arquitetônico de SP é tema de livro e debate

Evento gratuito acontece em 19 de novembro no auditório da livraria Martins Fontes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A editora da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura e urbanismo, fará no dia 19 de novembro (terça-feira) um debate sobre o patrimônio arquitetônico de São Paulo. O evento, que tem apoio da Folha, faz parte do lançamento do livro “Um Guia de Arquitetura de São Paulo: 12 Percursos e 124 Projetos”, organizado pelo arquiteto e professor Fábio Valentim.

Participarão da discussão o crítico de arte Lorenzo Mammi, a arquiteta Marta Bogéa e o próprio Valentim. Francesco Perrotta-Bosch, ensaísta e colaborador da Folha, fará a mediação.

“Um Guia de Arquitetura de São Paulo” traz ensaios de professores da Escola da Cidade sobre parques, escolas, casas e prédios da região metropolitana de São Paulo, tanto no centro como na periferia. O livro propõe 12 roteiros, divididos por zonas, para conhecer construções novas e antigas.

Um deles, na região de Santo Amaro (zona sul), ilustra as desigualdades locais. No mesmo capítulo estão a garagem de barcos do iate clube Santa Paula, o aeroporto de Congonhas e o edifício corporativo Oswaldo Bratke, assim como os conjuntos habitacionais Jardim Edite e Corruíras —feitos para realocar moradores removidos de suas favelas—, além do projeto de urbanização Cantinho do Céu, que reformulou assentamentos às margens da represa Billings.

O evento, gratuito, será no auditório da livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509) às 19h. Não é necessário fazer inscrição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.