Descrição de chapéu Obituário Evelyn Ioschpe (1948 - 2019)

Mortes: A mente irrequieta que disseminou a arte no Brasil

Evelyn Ioschpe lutou pela difusão da educação e da arte no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A inquietude da artista mestre em envolver as pessoas no mundo que achava bonito se revelava na intensidade e energia com as quais comandava a sua vida, desprendida de valores materiais e voltada a disseminar a sua paixão pela arte. 

Assim Evelyn Ioschpe se tornou personalidade importante na luta pela difusão da educação e da arte no Brasil. Seu olhar humano permitiu o casamento entre duas paixões: arte e terceiro setor.

Referência na área, Evelyn fundou duas instituições importantes para a formação de jovens carentes e para a capacitação de professores: o Instituto Arte na Escola e a Fundação Ioschpe.

A socióloga e jornalista Evelyn Ioschpe,  presidente da Fundação Ioschpe e do Instituto Arte na Escola
A socióloga e jornalista Evelyn Ioschpe, presidente da Fundação Ioschpe e do Instituto Arte na Escola - 19.mar.2003 - Luana Fischer/Folhapress

O namoro com a arte começou em Porto Alegre (RS), onde nasceu. Lá, foi a primeira mulher a gerir o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Em 1995, mudou-se para São Paulo.

"Minha mãe tinha uma mente irrequieta e a necessidade de fazer coisas diferentes, aprender e ter novas experiências. Era cheia de energia positiva, otimista, perfeccionista e muito trabalhadora. De espírito público, estava feliz por ter conseguido unir o ensino à arte com foco na população menos favorecida. Ela tinha visão clara de que as coisas mais importantes da vida não eram as materiais", diz o filho, o empresário Gustavo Ioschpe, 42. 

No meio de sua história, que deixou marcas importantes na cultura, na arte e na educação, veio o diagnóstico de câncer no ovário, já em estágio avançado. "Ela nunca perdeu a esperança, mesmo sabendo que tinha meses de vida", afirma o filho.

Evelyn Ioschpe morreu no dia 24 de novembro, aos 71 anos. Deixa o esposo, dois filhos e seis netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br
 
Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.