Descrição de chapéu Obituário Ricardo Sarmento Tenório (1957 - 2019)

Mortes: Sonhador, aprimorou a meteorologia em Alagoas

Ricardo Sarmento Tenório contribuiu para as pesquisas na área de meteorologia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grande sonhador. Assim, a jornalista Olga Sarmento Tenório Neta, 34, definiu seu pai, o professor titular do curso de meteorologia da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Ricardo Sarmento Tenório, 62. 

“Até o início dos anos 2000, não existia em Alagoas previsão de tempo que servisse de ajuda para agricultura e para a prevenção de desastres naturais. Naquela época, meu pai implantou no estado o Sistema de Radar Meteorológico da Ufal”, conta.

A história começou em 1995, na França, no centro de pesquisas onde ele realizou doutorado. Tenório ganhou de presente do seu orientador um radar meteorológico e só após cinco anos de luta conseguiu entregá-lo à Ufal e fundar o sistema. 

Ricardo Sarmento Tenório (1957-2019)
Ricardo Sarmento Tenório (1957-2019) - Arquivo pessoal

“Meu pai foi um persistente nato, que lutou muito junto ao governo federal para conseguir recursos e trazer o equipamento ao Brasil”, relata a filha.

Sua contribuição foi relevante para as pesquisas nas áreas de meteorologia e para a cooperação internacional científica da universidade.

A braveza necessária para realizar o maior sonho da carreira escondia o coração amoroso do alagoano nascido em Maceió. Apaixonado por vinhos, gostava de se atirar ao mundo e viajar, sempre em companhia da família que tanto amava.

Além de professor, era coordenador do Radar Meteorológico da instituição e integrava a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e África, para aperfeiçoar os estudos em geociências ambientais.

Ricardo Sarmento Tenório morreu dia 4 de novembro, por complicações no fígado. Deixa esposa, três filhas e cinco netos. O último, que levará seu nome, não teve o privilégio de conhecer.

coluna.obituario@grupofolha.com.br
 
Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.