Veja o que abre e o que fecha no feriado desta sexta em São Paulo

A oferta de trens do metrô será maior devido ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Durante o feriado de Proclamação da República, alguns serviços não funcionarão e outros terão o horário reduzido na cidade de São Paulo.

Serviços de emergência como hospitais, prontos-socorros, AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24h e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta, nesta sexta (15).

As AMA 12h e as integradas com UBS (Unidades Básicas de Saúde), que abrem de segunda a sábado, inclusive nos feriados e pontos facultativos, funcionarão apenas com pronto-atendimento, das 7h às 19h.

Não abrem UBSs, Ambulatórios de Especialidade, Caps (Centros de Atenção Psicossocial), AMAs Especialidades e Hospitais Dia 24h. Hospitais veterinários também ficarão fechados neste sábado.

Os mercados e sacolões terão seus horários de funcionamento alterados. As informações estão no site da prefeitura. Feiras funcionam normalmente.

O rodízio municipal de veículos fica suspenso para carros com placas de finais 9 e 0. O esquema volta a vigorar na segunda-feira. 

Motoristas enfrentam congestionamento na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Km 74, na altura do pedágio, em São Vicente
Motoristas enfrentam congestionamento na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Km 74, na altura do pedágio, em São Vicente - 01,jan.2013 - Marcelo Justo/Folhapress

Em relação aos dias comuns, a frota de ônibus em São Paulo será reduzida a 41% do operacional.

As linhas 2-Verde e 3-Vermelha do metrô sofrerão alterações no funcionamento em alguns horários. A partir das 16h30 desta sexta-feira a Linha 3-Vermelha terá intervalo maior entre os trens para permitir a implantação do novo sistema de controle e movimentação.

Com os trabalhos de instalação dos novos equipamentos, os trens vão circular em uma única via no trecho entre as estações Penha e Carrão. A operação nesta linha voltará ao normal às 4h40 do sábado (16).

Todo o trecho da Linha 2-Verde estará fechada das 4h40 às 10h desta sexta para testes.

No período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre as estações Vila Prudente e Vila Madalena.

Em razão da integração com outras linhas de metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), nas estações onde há transferência gratuita (Tamanduateí, Chácara Klabin, Ana Rosa, Paraíso e Paulista), haverá fornecimento e recolhimento de senhas para controle de embarque dos passageiros.

Devido ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás terão mais trens em circulação. Em ambas há previsão de alteração no funcionamento das estações, que ficarão abertas das 4h40 à meia-noite na sexta-feira e no domingo, e no sábado, das 4h40 até 1h.

Para facilitar o deslocamento dos passageiros na volta do feriado prolongado, na segunda-feira (18), a Via Quatro, que gerencia as duas linhas, antecipará o início de funcionamento das estações para 4h.

A CPTM terá esquema especial de operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) para facilitar o acesso ao Autódromo de Interlagos, neste domingo (17), onde ocorre o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.  Informações podem ser obtidas no site ou pelo aplicativo da companhia).

 Das 15h30 às 18h, os trens circularão com intervalos de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros. Nos demais horários de domingo, o intervalo será de 10 minutos em toda a linha.

 Entre os dias 15 e 17, haverá composições extras disponíveis caso haja aumento de demanda. Nesta sexta, os intervalos serão de 10 minutos em toda a linha. Já no sábado, das 6h às 18h, será de 7 minutos e, nos demais horários, de 10 minutos.

 Também haverá reforço especial nas equipes da Linha 9-Esmeralda e em estações estratégicas como Luz e Aeroporto-Guarulhos.

 
Local sexta sábado domingo
Bancos Fecham Fecham Fecham
Correios Fecham Fecham Fecham
Poupatempo Fecham Fecham Fecham
Shoppings - alimentação 11h ÀS 23 10h às 22h* 10h às 22h*
Shoppings - lojas 14h às 20h 10h às 22h* 14h às 20h*
Procon-SP   Fecham Fecham
Detran   Fecham Fecham

* Pode haver alteração em alguns shoppings

 

Veja os piores horários para viajar

Rodovia Ida - quinta ida - sexta Volta - domingo
Anchieta / Imigrantes 14h às 2h 7h às 16h 9h até 1h de 2ªf.
Anhanguera / Bandeirantes 13 às 21h 8h às 14h 11h às 22h
Ayrton Senna 15h às 18h 7h às 13h 11h às 18h
Carvalho Pinto 15h às 18h 7h às 13h 11h às 18h
Castello Branco / Raposo Tavares 13h às 20h 9h às 15h 10h às 21h
Cônego Domênico Rangoni até meia-noite 9h às 15h 12h em diante
Dutra (trecho paulista) 17h às 21h 8h às 14h 16h às 21h
Fernão dias até 23h 6h às 18h 12h às 23h
Floriano Rodrigues Pinheiro até meia-noite a partir das 20h até 20h

Manoel Hyppólyto Rego

até meia-noite a partir das 6h a partir do meio-dia
Mogi-Bertioga até meia-noite a partir das 6h a partir do meio-dia
Oswaldo Cruz até meia-noite a partir das 6h a partir do meio-dia
Padre Manoel da Nóbrega até meia-noite a partir das 6h a partir de meio-dia
Régis Bittencourt 16h às 22h após 14h 12h às 22h
Tamoios 14h às 22h 6h às 14h 12h às 22h
Rodoanel 15h às 21h sem previsão de tráfego intenso sem previsão de tráfego intenso
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.