Deslizamento deixa sete mortos e três feridos no Recife

Bombeiros ainda trabalham no resgate; causas do acidente ainda são desconhecidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife e Salvador

Um deslizamento soterrou duas casas deixou sete mortos e três feridos na madrugada desta terça-feira (24) na periferia do Recife.

Em uma das casas, um quarto desabou. Emanuel Henrique de França, 25, a mulher Erica Virgínia, 19, e o filho de dois meses, dormiam juntos na cama e não sobreviveram.

"Seria o primeiro Natal do nosso primeiro netinho. Estava todo mundo muito feliz", disse Sandorval dos Santos, 50, pai de Emanuel. Ele mora na casa da frente e diz que toda a família passaria o Natal na residência que foi parcialmente destruída. 

A técnica de enfermagem Sthefanie Maria Silva dos Santos, 22, irmã de Emanuel, contou que escutou o barulho do deslizamento durante a madrugada --ela mora na mesma rua. "Minha mãe estava gritando, e a comunidade estava ajudando a tirar a terra, foi horrível", disse ela. 

 
Deslizamento de barreira atinge duas casas no Córrego do Morcego, no bairro de Dois Unidos na Zona Norte de Recife (PE)
Deslizamento de barreira atinge duas casas no Córrego do Morcego, no bairro de Dois Unidos na Zona Norte de Recife (PE) - Marlon Costa/Futura Press/Folhapress

As outras pessoas que morreram estavam na casa vizinha, que foi totalmente soterrada. Entre as vítimas estão Lucimar Alves, 50, e a neta Daffyne Kauane Alves, 8. Duas amigas de Lucimar, que vieram do interior para passar o Natal no Recife, dormiam na sala.

Os corpos de Claudia Bezerra, 47, e Lia de Oliveira, 45, foram encontrados pelos Bombeiros após dez horas do desastre. Outras três pessoas que estavam na mesma casa foram socorridas com vida. 

No ano 2000, a mesma barreira deslizou durante um período de chuvas. As casas foram destruídas, mas ninguém foi atingido. A Prefeitura reconstruiu os imóveis. Anos depois, a administração construiu um muro junto à barreira, que não conseguiu impedir a tragédia.

Por meio de nota, a Prefeitura do Recife informou que está prestando assistência às famílias e que "se solidariza com os parentes das vítimas e com toda comunidade". 

A Defesa Civil do Recife está no local e aguarda a finalização do trabalho dos Bombeiros para analisar os estragos e possíveis interdições de casas vizinhas. Não houve chuva na madrugada no Recife. 

A Folha apurou que a principal suspeita é que o deslizamento tenha sido causado por um vazamento em uma tubulação da Compesa, empresa estadual de água e saneamento.

Em nota, a Compesa informou que foi acionada por volta das 3h desta terça por conta de um vazamento no bairro de Dois Unidos e "imediatamente o sistema que abastece a localidade foi desligado". A estatal ainda informa que está no local para, em conjunto com a Defesa Civil apurar as causas e saber o que de fato motivou o acidente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.