Descrição de chapéu Obituário Giovanni Gazzinelli (1927 - 2020)

Mortes: Médico, contribuiu para o desenvolvimento da ciência

Giovanni Gazzinelli era referência em doenças parasitárias

São Paulo

Filho de médico, Giovanni Gazzinelli aprendeu cedo a importância de ser um homem modesto e de vida simples. Coube a ele a missão de contribuir para o desenvolvimento da ciência mineira e brasileira na área da bioquímica.

Nascido em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, ingressou no mercado de trabalho como datilógrafo e depois foi taquígrafo até 1955, quando formou-se em Medicina pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Fã de futebol, era torcedor do Clube Atlético Mineiro. Quando não acompanhava a bola em campo, gostava de caminhar e de natação.

Giovanni Gazzinelli (no centro) com os irmãos
Giovanni Gazzinelli (no centro) com os irmãos - Arquivo pessoal

Em 1959, ganhou bolsa da Fundação Rockefeller para estudar nos Estados Unidos, onde estagiou no Departamento de Bioquímica da Universidade de Utah.

Voltou ao Brasil em 1962 e construiu carreira na UFMG até a aposentadoria. Sua trajetória seguiu na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em Belo Horizonte (MG).

Lá, estruturou um laboratório especializado no estudo da imunologia celular e molecular de doenças parasitárias, assunto em que era referência e considerado um dos pioneiros.

O sobrinho, o presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia Ricardo Gazzinelli, 59, conta que Giovanni influenciou e educou muitos cientistas brasileiros. Dois de seus irmãos também seguiram na área científica.

"Meu tio promoveu a carreira de muitos profissionais que trabalharam com ele. Foi uma pessoa justa e muito importante na formação de novos cientistas", diz.

Giovanni Gazzinelli morreu dia 14 de janeiro, aos 92 anos, por complicações de uma úlcera. Viúvo, deixa quatro filhos, seis netos e um bisneto.

coluna.obituario@grupofolha.com.br
 
Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.