Saiba quais são as perguntas que o paulistano mais fez ao Google

Empresa lista as quinze perguntas 'por que' feitas com maior frequência nos últimos 12 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cor do céu, a soltura do ex-presidente Lula, queimadas na Amazônia e a inevitabilidade da morte estão entre as dúvidas comuns (algumas delas existenciais) dos paulistanos.

Começando com "por que", pesquisas no Google que os cidadãos de uma das maiores metrópoles do planeta fizeram no último ano renderam uma lista curiosa. A Folha respondeu a essas perguntas. 

Por que o céu é azul?

​A luz solar atravessa as moléculas de gás na atmosfera, é absorvida e depois se espalha em todas as direções. O que causa a cor azul do céu é a intensidade do brilho da luz, que varia de uma cor para outra. Oito fótons de luz azul emergem para cada um de vermelho. Na prática, isso quer dizer que a luz azul brilha oito vezes mais do que a vermelha e, portanto, o céu é azul

Entretanto, não chega até nós apenas a cor azul: as outras cores também chegam aos nossos olhos. Porém, por serem menos brilhantes, acabam "apagadas". 

Por que Lula foi solto?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi solto na tarde de 8 de novembro de 2019, após 580 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba.

A soltura do ex-presidente aconteceu após o Supremo Tribunal Federal alterar, por 6 votos a 5, a jurisprudência que, desde 2016, permitia a prisão logo após a condenação em segunda instância. A soltura de Lula foi determinada pelo juiz federal Danilo Pereira Junior. 

Com a mudança, Lula só deve voltar a ser preso caso seja condenado após o processo transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos. 

O ex-presidente Lula foi solto após 580 dias graças a mudança de entendimento do STF acerca da prisão em segunda instância
O ex-presidente Lula foi solto após 580 dias graças a mudança de entendimento do STF acerca da prisão em segunda instância - Zanone Fraissat/Folhapress

Por que a Amazônia está pegando fogo?

Em 10 de agosto de 2019, fazendeiros do Pará declararam o "Dia do Fogo" e focos de incêndio disparam no estado. A cidade de Altamira, por exemplo, teve aumento de 743%. Os fazendeiros tinham como objetivo, segundo o jornal que revelou o caso, mostrar ao presidente Jair Bolsonaro que queriam trabalhar. 

Para a ONG Human Rights Watch, o posicionamento de Bolsonaro e de seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dá carta-branca ao desmatamento ilegal e à ação de grupos de criminosos envolvidos com a prática. 

Segundo o Ipam (Instituto de Pesquisa da Amazônia), metade das queimadas de 2019 aconteceram na Amazônia e a grande maioria em propriedades privadas

O fogo destruiu 72.501 km² no bioma da Amazônia em 2019. A principal causa para as queimadas é a ação de grileiros, que desmatam grandes extensões de floresta e depois ateiam fogo para transformar o local em pasto. 

Por que a água do mar é salgada?

A água do mar é salgada devido à presença de sais dissolvidos. No mar, para cada litro de água há cerca de 35 gramas de sais. A água do mar não é potável porque a presença dos sais provocaria desidratação. O sal comum, aquele que usamos em alimentos, representa a maior parte dos sais no oceano. 

Apesar disso, há mares mais salgados do que outros. O mais salgado, por exemplo, é o Mar Morto, no Oriente Médio. 

Por que as nações fracassam?

A pergunta remete ao livro "Por que as nações fracassam?" do economistas Daron Acemoglu (MIT) e James Robinson (Harvard). Os autores sugerem em seu livro, lançado em 2012, que os países cujo instituições políticas e econômicas trabalham de forma inclusiva, ou seja, facilitam a disseminação da riqueza por toda a sociedade, são mais propensos funcionar. Em contrapartida, fracassam as nações que concentram a renda e privilégios para favorecer uma elite.

Apesar disso, não é possível dar uma resposta definitiva a essa pergunta. Não há consenso sobre o assunto e, de muitas formas, o questionamento é genérico, de maneira que, por exemplo, é possível existir diferentes nações dentro de um mesmo país.

Uma nação é a soma de fatores religiosos, culturais, tradicionais, étnicos e linguísticos que conferem identidade a um povo. Enquanto um país é uma referência geográfica que pode ou não coincidir com um Estado. 

Estado é o conjunto de instituições políticas e legais que organizam e administram um país ou nação (às vezes mais de uma). 

Por que as pedras de gelo grudam?

O gelo gruda nas mãos porque troca calor com a pele. Devido à temperatura, o gelo congela parte da umidade presente na pele causando, por alguns instantes, o "grude". Quanto menor a temperatura do cubo de gelo, maior a aderência à pele. 

Por que Plutão não é mais um planeta?

Plutão deixou de ser um planeta em 2006 após revisão da União Astronômica Internacional (IAU) e passou a ser considerado um planeta anão. A decisão foi tomada após mais de dois anos de debates sobre as novas definições de planeta. 

Com a descoberta de novos corpos celestes, alguns maiores do que Plutão, fez-se necessário criar diretrizes mais precisas sobre o que poderia ou não ser considerado um planeta. 

De acordo com a definição aprovada pela União Astronômica Internacional, um planeta é um corpo celeste que orbita ao redor do Sol, tem equilíbrio hidrostático —a força de gravidade é maior do que as forças de coesão dos materiais que o constituem, tornando-o arredondado—, tem dimensão maior do que os objetos vizinhos. 

Plutão
Plutão em 2015 - Nasa

Por que a água é considerada um solvente universal?

A água é chamada de solvente universal porque é um líquido amplamente disponível e é capaz de dissolver muitas substâncias, inclusive algumas importantes para a vida. Substâncias como o sal de cozinha (NaCl), o etanol (um álcool) e a sacarose (um açúcar) são facilmente dissolvidas pela água. 

Isso acontece por causa da maneira como as moléculas de água interagem com os solutos. Por terem uma porção positiva e outra negativa, quando as moléculas de água entram em contato com os solutos, elas se rearranjam de modo a cobri-lo. Por exemplo, o íon cloreto, componente do sal de cozinha, é negativo. As porções positivas da molécula de água ficam voltadas para ele.

Mas o título de universal não é tão verdadeiro. Moléculas apolares (com carga resultante zero), como aquelas que formam óleos e líquidos como gasolina e benzeno, não são bem dissolvidas em água.

Por que o bebê tem que dormir de barriga para cima?

Desde 2009, a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) orienta pais a colocarem os bebês para dormir com a barriga virada para cima. De acordo com campanha da entidade, a prática pode reduzir o risco de morte súbita em até 70%

Muitos pais se preocupam com a possibilidade de os filhos sufocarem caso vomitem durante o sono. No entanto, a SBP aponta que o vômito, nesses casos, levaria a criança a tossir, acendendo o alerta para os pais. 

Ainda de acordo com a entidade, dormir de barriga virada para cima evita que as crianças rolem e acabem de barriga para baixo, aumentando a chance de sufocamento.

Por que meu gato me morde?

Felinos são predadores. Porém, os gatos domésticos não tem muitas razões para caçar, então, desde jovens, em especial nos primeiros meses, brincam de caça com outros gatos da mesma ninhada e aprendem a empregar diferentes níveis de força em uma mordida. 

Nos humanos, as mordidas podem significar muitas coisas. Uma mordida leve, por exemplo, pode ser manifestação de carinho ou um aviso de pare. No caso do aviso, haverá, também, outros sinais como orelhas dobradas para trás e cauda balançando de forma inquieta. 

Em casos recorrentes e sem aparente explicação, a melhor opção é consultar um veterinário. 

Por que nosso cabelo fica branco?

Cabelos mais escuros tem mais melanina, hormônio presente na natureza e responsável pigmentação da pele e pelos, bem como a proteção contra radiação solar.

Os cabelos ficam grisalhos ou brancos a depender da genética de cada indivíduo, de forma que algumas pessoas são mais propensas a apresentar embranquecimento do que outras. 

As emoções também afetam a cor dos cabelos. Segundo experimentos realizados em camundongos por pesquisadores dos EUA e do Brasil, o estresse pode deixar os cabelos brancos antes mesmo que esse processo ocorra de forma natural, com o envelhecimento. 

Por que eu sinto tanto sono?

O sono em excesso pode significar muitas coisas, de distúrbios do sono à anemia. 

Em se tratando dos distúrbios, alguns são mais comuns, como a apneia do sono, em que a pessoa deixa de respirar por alguns segundos, diminuindo a quantidade de oxigênio no cérebro e acordando. Há também a insônia, que pode estar ligada a transtornos mentais como a ansiedade e a depressão. 

Não há uma resposta simples para essa pergunta. A recomendação mais segura é buscar a ajuda de um profissional.

Por que grávida vomita?

Nem todas as grávidas atendem ao estereótipo do vomito e enjoo a qualquer momento, mas a maioria sim. Cerca de 70% das grávidas sofrem, em especial na primeira gravidez, da condição de hiperêmese gravídica

A principal razão para que essa condição se desenvolva é o aumento natural da presença do hormônio beta HCG, que é produzido pela placenta e apresenta queda após algumas semanas. Uma bactéria ligada à gastrite, a Helicobacter pylori, também pode explicar alguns casos. 

O beta HCG só é produzido pelo corpo da mulher quando ela está grávida e sua função é fabricar progesterona durante a gestação

É por meio do HCG que se descobre a gravidez, porque os testes checam a sua presença no sangue ou urina. 

Por que a ONU é incapaz de evitar guerras?

Dizer que a ONU (Organização das Nações Unidas) é incapaz de evitar guerras está mais próximo de opinião do que de um fato. Não há consenso sobre se a organização de fato impede guerras de acontecerem. O que se sabe, entretanto, é que a ONU foi criada para incentivar o diálogo entre os Estados e nações. 

A ONU foi fundada em 1945 após a 2ª Guerra Mundial e tem seis órgãos principais: os conselhos de Segurança, de Tutela e o Econômico e Social, a Corte Internacional de Justiça, a Assembleia Geral e o Secretariado.

O Conselho de Segurança é o órgão responsável pela manutenção da paz. Ele é composto por 15 países, sendo cinco deles permanentes e com poder de veto: EUA, China, França, Reino Unido e Rússia. Os demais países são rotativos e escolhidos a cada dois anos pela Assembleia Geral. 

Este órgão é o único que tem poder de decisão, o que significa que todos os países membro da ONU devem acatar as decisões do conselho. 

O Conselho de Segurança avalia se há ou não ameaças à paz, podendo, inclusive, autorizar missões de paz. Essas missões têm como objetivo auxiliar países que passaram por conflitos armados a atingirem a estabilidade social e política. Para tanto, a ONU conta com a Força de Manutenção da Paz, um grupo militar composto por agentes de países membro. 

O órgão também tem a função de investigar casos que possam se tornar conflitos, recomendar diálogo entre as partes beligerantes, elaborar regulamentação de armamentos de todos os tipos, recomendar aplicação de sanções a países que descumprirem decisões do conselho ou agiram de forma a incentivar conflitos e recomendar à Assembleia Geral a escolha de um novo secretário-geral para a às Nações Unidas.

O conselho, bem como a ONU, não tem, entretanto, poder para infringir a soberania nacional de Estados membro ou a autodeterminação dos povos (o direito de um povo de se autogovernar). 

Por que temos que morrer um dia?

Até onde se sabe, em termos biológicos, pode-se dizer que o organismo humano não é adaptado para uma vida muito mais longa do que aquela que observamos em algumas pessoas que beiram ou até superam os 120 anos.

A morte acontece após o desgaste e a consequente interrupção do funcionamento de sistemas essenciais para a vida, como o bombeamento de sangue pelo coração, a troca gasosa exercida pelos pulmões ou a desintoxicação promovida pelos rins e pelo fígado. Isso sem contar as doenças e acidentes que podem, de forma avassaladora, encerrar uma vida.

As células que constituem nossos sistemas costumam ter um prazo de validade: elas acumulam danos e mutações em seu material genético até se tornarem inúteis. O estoque de células-tronco, peças de reposição, por assim dizer, também é finito. Alguns órgãos importantes, como o cérebro, dificilmente conseguem ter células (neurônios) substituídas.

Mas há certas células humanas que conseguem atingir a imortalidade, em algum sentido. São células tumorais, que se rebelam, param de captar instruções do corpo e se multiplicam sucessivamente, causando câncer. Algumas dessas células foram isoladas e multiplicadas em laboratório, sendo útil para diversas pesquisa biomédicas. 

Em nossa busca por uma vida mais longa e satisfatória, pode haver inspiração na natureza. O Somniosus microcephalus, ou tubarão-da-Groenlândia, chega a viver 400 anos. No caso, a vida adaptada a um ambiente gelado, no qual as reações químicas acontecem mais devagar, pode ajudar a explicar o mistério. Há ainda as águas-vivas Turritopsis nutricula, único animal conhecido capaz de "voltar no tempo” e alternar entre uma forma adulta e uma ainda inicial de desenvolvimento.

Depois de descobrir alguns desses segredos, quem sabe não tenhamos necessariamente que morrer um dia?

Colaborou Gabriel Alves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.