Embarcação com cerca de 35 pessoas a bordo naufraga no AP, deixa ao menos 3 mortos e desaparecidos

Governo do estado enviou ao local do acidente seu Grupo Tático Aerotransportado, formado por um helicóptero e um avião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manaus e Santarém (PA)

Um barco com cerca de 35 pessoas naufragou perto de Laranjal do Jari (AP) na madrugada deste sábado (29). O governo do Amapá confirma que há ao menos três mortos, além de desaparecidos.

A embarcação Anna Karoline III havia partido às 18h da sexta-feira (28) do porto de Santana, perto de Macapá. O acidente ocorreu a 265 quilômetros da capital amapaense e a 345 quilômetros de Santarém (PA), seu destino final.

No início da viagem, partiram 29 passageiros e 7 tripulantes, mas é possível que tenha havido embarques e desembarques antes do acidente, ocorrido por volta das 5h. As informações foram repassadas pelo capitão do barco à Capitania, via rádio. 

Alguns dos sobreviventes seguiram viagem em outros barcos e já estão em Almeirim (PA) e Santarém (PA), de acordo com o governo do estado. Há pelo menos quatro desaparecidos confirmados, todos de uma mesma família. Apenas uma das três vítimas foi identificada, Marlene de Souza Alves.

Um navio de médio porte, chamado Anna Karoline 3, naufragou na madrugada deste sábado (29) no município de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, no Sul do Amapá - Reprodução/Redes sociais

O governo do Amapá enviou ao local do acidente seu Grupo Tático Aerotransportado (GTA), formado por um helicóptero e um avião, com dois médicos e um enfermeiro a bordo. O objetivo é montar uma base para auxiliar as vítimas. 

Neste domingo (1º), o trabalho será reforçado por quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Pará.

Desde o início da manhã deste sábado, familiares de passageiros da embarcação procuram a Capitania dos Portos de Santarém em busca de informações sobre mortos, desaparecidos e sobreviventes.

Cerca de 30 pessoas, quase todos homens, parados em um barco
Sobreviventes do navio Anna Karoline 3, que naufragou na madrugada deste sábado (29) no sul do Amapá - Diário do Amapá/Divulgação

O Corpo de Bombeiros informou que há pessoas feridas e debilitadas que conseguiram se salvar.

O comando do 4º Distrito Naval do Pará informou que, em 2017, foram registrados 11 naufrágios, com 38 mortes, no estado. No ano seguinte, segundo a Marinha, 28 inquéritos foram abertos para apurar acidentes envolvendo embarcações no Pará, onde 12 pessoas morreram em acidentes.

Em agosto de 2017, 23 pessoas morreram em naufrágio no rio Xingu, perto do Porto de Moz, no interior do Pará. O barco fazia transporte clandestino de passageiros. 

Além da fiscalização falha das embarcações, os passageiros de barcos da Amazônia sofrem com roubos feitos por “piratas”. No rio Amazonas, isso ocorre principalmente na região da ilha do Marajó.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.