Ex-senador Aloysio Nunes assume cargo na gestão Covas em São Paulo

Ele será diretor da SP Negócios e é valorizado por papel que terá na campanha de reeleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) foi nomeado para o cargo de diretor-presidente da SP Negócios, agência de promoção de investimentos da Prefeitura de São Paulo. O convite partiu do prefeito Bruno Covas, seu colega de partido.

"O objetivo da SP Negócios é o de ajudar empreendedores que pretendem se instalar em São Paulo, buscar investimentos, ajudar no programa de desestatização (no qual teremos muito a concluir neste ano), e temos uma atividade grande de apoio à tecnologia e à inovação", diz à Folha o ex-senador.

Aloysio assume o cargo após ter recusado convite para chefiar a Casa Civil de Covas em agosto do ano passado. Em fevereiro de 2019, pediu demissão do cargo de presidente da Investe SP, agência estadual de estímulo a investimentos da gestão João Doria (PSDB), logo após ter sido alvo de operação da Lava Jato

Ele afirma que deixou o cargo para que o desgaste não contaminasse a administração Doria e nega ter cometido qualquer ilicitude.

Em operação que prendeu Paulo Preto, suposto operador de propinas do PSDB, o ex-senador foi alvo de busca e apreensão na 60ª fase da Lava Jato, a Ad Infinitum. Ele diz ser inocente da acusação de que teria recebido um cartão de crédito de Paulo Preto.

"Faz mais de um ano que fizeram essa operação de busca e apreensão espalhafatosa e que foi um grande constrangimento para mim. Foram à minha casa em busca de um cartão de crédito que havia sido cancelado em 2007 por ter sido emitido por engano em meu nome. E a Polícia Federal sabia disso e mesmo assim foi procurar o cartão em minha casa 12 anos depois", afirma Aloysio.

"Não havia nada para encontrar e não haverá. Pensei que, passado um ano, era o momento de retomar minha vida e voltar a trabalhar, porque eu gosto de trabalhar e preciso", completa.

Ainda em 2019, o Aloysio se queixou de ter sua vida colocada em suspenso porque a investigação havia sido concluída e o Ministério Público Federal não dizia se haveria denúncia ou arquivamento. A situação se prolonga até hoje.

Aloysio é visto como uma contribuição relevante para a campanha de Covas para a reeleição. Tucanos apontam que ele fez bom trabalho na articulação política na gestão de José Serra (PSDB) na prefeitura e é um importante interlocutor com os membros do tucanato mais tradicional, ligado a Serra, Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin.

Esse grupo é mais distante do governador Doria, que lidera um movimento de constituição de novas lideranças no partido e é criticado frequentemente por supostamente estar promovendo uma guinada do PSDB à direita, o que ele nega.

"A reeleição do prefeito Bruno Covas é uma prioridade política minha e do PSDB. Ele tem o perfil de alguém que pode fazer uma transição mais harmoniosa entre o grupo do partido que lutou pela redemocratização e os mais jovens, que é o grupo dele. Gosto muito dele e vou me dedicar muito para isso", diz Aloysio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.