Descrição de chapéu Alalaô

Folha lança serviço com guia do Carnaval de rua de São Paulo e Rio

Ferramenta traz horário, endereço e outras informações sobre blocos

São Paulo

Folha disponibiliza a partir desta quarta-feira (12) sua ferramenta online para que os foliões possam acompanhar seus blocos favoritos durante o Carnaval. 

Carnaval de Rua 2020 é um aplicativo web, que pode também ser acessado no endereço  folha.com/blocos, onde você poderá verificar a programação dos blocos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Clique aqui e confira

Nele é possível buscar os blocos por nome, dia e horário, e encontrar a folia no seu bairro ou saber quando o seu bloquinho favorito vai desfilar.

O aplicativo também permite que você marque seus blocos favoritos para acompanhar a programação. Vale lembrar que essa funcionalidade deve ser ativada sempre que você mudar de navegador.

A programação dos blocos, de responsabilidade da prefeitura, pode sofrer alterações. 

Neste ano, o Carnaval de São Paulo terá recorde de blocos e pela primeira vez terá desfiles em todas as 32 subprefeituras da cidade. 

No ano passado, a capital paulista ultrapassou o Rio em número de blocos. Em 2020, o total de grupos de foliões cresceu 62% em relação ao ano passado, passando de 490 para 678 confirmados. Entre as novidades estará um desfile do bloco pernambucano Galo da Madrugada

A gestão Bruno Covas (PSDB) afirma que trouxe uma série de novidades para diminuir o impacto de todo esse público na cidade, como maior diálogo com órgãos como CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e Polícia Militar. 

A subprefeitura da Sé terá a maioria dos desfiles, 234, e a de Pinheiros vem atrás, com 138. 

A programação inclui também os extremos da cidade: Cidade Tiradentes (zona leste) terá quatro desfiles; Parelheiros (sul), dois; e Jaçanã/Tremembé (zona norte), 21.

Apesar disso, três subprefeituras (Sé, Pinheiros e Lapa) vão concentrar mais da metade de todos os desfiles de blocos na cidade (56%).

Os desfiles acontecerão em aproximadamente 400 pontos da cidade. 

No extremo da zona leste, apenas um grupo desfilará em São Mateus. O bloco São Mateus em Movimento participará pela primeira vez da programação oficial do Carnaval.

RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro, a prefeitura decidiu ampliar o período oficial do Carnaval para 50 dias neste ano. A folia começou em 12 de janeiro, com um show nas areias de Copacabana, e acabará em 1º de março.

No ano passado, contando o pré e o pós-carnaval, foram 23 dias de folia oficial.

A prefeitura deu aval a 441 cortejos de 387 blocos (alguns desfilam mais de uma vez). É tradição local, contudo, a saída de vários grupos clandestinos —de forma espontânea ou planejada, mas sem autorização oficial. 

Os chamados megablocos continuarão concentrados no centro da cidade, que igualou a zona sul em total de cortejos.

Desde o ano passado, a prefeitura carioca vem trocando o bordão de "maior" pelo "melhor" Carnaval do Brasil, com a expansão da festa em outras capitais do país como São Paulo e Belo Horizonte.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.