Descrição de chapéu Obituário Enemésio Ângelo Lazzaris (1948 - 2020)

Mortes: Dedicou seu trabalho à luta contra a injustiça social

Desde criança, Enemésio Ângelo Lazzaris sempre quis servir a Deus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O refúgio de Enemésio Ângelo Lazzaris era o sítio da família em Siderópolis (SC). Ele adorava o lugar, que proporcionava descanso e atividades como o plantio e a pescaria. Durante as férias, dedicava horas à pesca de piabas.

De família numerosa —o segundo de dez filhos—, ingressou no seminário aos 12 anos.

"Nossos pais trabalhavam na roça e, naquela época, era comum colocar as crianças para estudarem no seminário, mas Enemésio sempre quis servir a Deus", relata a irmã, a dona de casa Carmen Lazzaris, 55.

Enemésio Ângelo Lazzaris (1948-2020)
Enemésio Ângelo Lazzaris (1948-2020) - CPT

Enemésio estudou filosofia e teologia e fez os votos perpétuos em 1974. Construiu sua trajetória junto à igreja católica ao longo da vida.

Em 2007, foi nomeado bispo da diocese de Balsas (MA) pelo papa Bento 16, quando ainda era vigário-geral da Congregação Dom Orione. Em 29 de março de 2008, foi ordenado bispo na Catedral do Sagrado Coração de Jesus (MA).

"Dom Enemésio deixou profundas marcas por onde passou, como ser humano, religioso, sacerdote e bispo", destaca a CPT (Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra), entidade na qual atuou desde o ano de 2008 como bispo.

Suas qualidades humanas e pastorais tornaram-se conhecidas e admiradas por todo o país. Além de funções importantes na congregação religiosa, exerceu outras no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

"Enemésio era a doçura em pessoa. Defendia suas opiniões com firmeza, mas transmitia a paz. Ele nos ensinou a desapegar dos bens materiais, a humildade e entrega total a Deus. Lutou contra a injustiça social e amparou os mais necessitados", diz Carmen.

Dom Enemésio Ângelo Lazzaris morreu dia 2 de fevereiro, aos 71 anos, de câncer no pâncreas. Deixa nove irmãos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br
 
Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.