Descrição de chapéu Obituário Celso Tavares (1953 - 2020)

Mortes: Médico, lutou contra a propagação das fake news

Celso Tavares era infectologista e clínico geral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A preocupação com a informação de qualidade colocou o infectologista e clínico geral Celso Tavares perto da imprensa inúmeras vezes. 

“Amplificar seus conhecimentos em medicina e ciência era uma forma de orientar a população. Vi o quanto meu pai estudou e trabalhou para melhorar a vida da sociedade e espero que isso não morra com ele”, diz o filho, o músico Tiago César Godoi, 36.

Nasceu em Penedo (AL), às margens do rio São Francisco. Perdeu o pai aos dez anos. Sua mãe costurava para sustentá-lo e aos dois irmãos. 

Celso Tavares (1953-2020) com a família
Celso Tavares (1953-2020) com a família - Arquivo pessoal

Passou no vestibular para medicina na Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e depois fez especialização na USP, onde conheceu a esposa, a nutricionista Elza Maria da Silva Tavares. Casaram-se em Minas Gerais, mas optaram por morar em Maceió (AL). O casal tem três filhos -dois deles adotados. 

Na Ufal, de aluno virou professor. Foi assessor técnico em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Secretaria Estadual da Saúde de Alagoas, coordenador-geral de epidemiologia de Maceió e membro da Câmara Técnica de Infectologia do CRM (Conselho Regional de Medicina) de Alagoas. 

Quando Tiago contraiu dengue hemorrágica, o amor de pai misturou-se ao do médico. “Ele não permitiu que outro médico cuidasse de mim. Ficou o tempo inteiro ao meu lado. Meu pai me salvou”, conta.

Ávido combatente das fake news, Celso destinava parte de seu tempo às pesquisas contra os boatos na área da saúde e informava ex-alunos, amigos e quem mais desejasse receber seus conhecimentos. 

Celso Tavares morreu dia 9 de fevereiro, aos 66, de embolia pulmonar. Deixa esposa, três filhos e uma neta.

coluna.obituario@grupofolha.com.br
 
Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.