Chuvas matam 4, derrubam casas e colocam Rio em alerta

Três mortes foram na capital; deve continuar chovendo em todo o estado nos próximos dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro e São Paulo

Quatro pessoas morreram desde a madrugada deste domingo (1º) na região metropolitana do Rio durante as fortes chuvas que atingiram a área desde sábado (29). 

A capital, onde houve três mortes, está em estágio de alerta. A outra morte ocorreu em Mesquita.

Os estragos ocorreram no dia em que a capital comemorava  455 anos e concluía a programação do Carnaval.  

Flávio da Silva, 40, foi retirado morto dos escombros de um imóvel que desabou no Taque, zona oeste, após um deslizamento de terra.

Chuvas fortes causam estragos para moradores no bairro da Taquara em Jacarepaguá, no Rio - Pedro Teixeira/Agência O Globo

Vânia Nunes, 75 foi encontrada morta numa rua na Taquara. A informação inicial é de que ela foi eletrocutada em razão das chuvas, mas os bombeiros não confirmavam.

A Defesa Civil também informou sobre a morte de um homem afogado na favela de Acari. Em Mesquita, cidade da região metropolitana, Mizael Xavier, 62 foi soterrado após um deslizamento de terra.

A chuva chegou a interromper a circulação de ônibus articulados no BRT Transcarioca, que liga a Barra ao Aeroporto Internacional do Galeão

O BRT Transoeste também teve estações interditadas em razão de alagamentos. A chuva foi mais forte na zona oeste, cujos bairros registraram o maior volume de água.

De acordo com o Centro de Operações, na estação de Bangu em apenas uma hora choveu o equivalente a 44% da média histórica do mês de março.

A Geo-Rio registrou deslizamentos de encostas em Jacarepaguá, Bangu e Realengo. A Defesa Civil municipal recebeu 104 chamados entre 20h30 de sábado e o início da tarde deste domingo, a maioria na zona oeste.

Quatro imóveis foram interditados. Foram identificados 93 bolsões d'água na cidade, dos quais 42 já haviam sido solucionados até as 12h deste domingo.

Nas redes sociais, moradores da zona oeste divulgaram os efeitos da chuva em suas ruas e casas.

 
Chuvas fortes causam estragos para moradores no bairro da Taquara em Jacarepaguá, no Rio - Pedro Teixeira/Agência O Globo

"Estamos em alerta máximo. Nossos órgãos estão preparados para resolver as situações e as nossas equipes estão nas ruas trabalhando. Vamos sair mais fortes de momentos como esses", disse o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

As chuvas também alagaram o Museu do Pontal, no Recreio. É a oitava vez que o local sofre com as chuvas desde a construção de condomínios no seu entorno. 

A previsão é que as obras no museu para evitar novos alagamentos sejam concluídas em julho.

A chuva também causou transtornos em outros municípios do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve registro de transbordamento em rios de Niterói, São João de Meriti, Duque de Caxias, Macaé, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Tanguá e Itaboraí.

Em Magé, três casas foram atingidas por deslizamentos. Duas pessoas foram resgatadas com vida.Em Mesquita, o asfalto da rua Coronel França Leite cedeu formando uma enorme cratera.

A chuva que castigou a zona oeste não afetou o maior desfile do encerramento de Carnaval da cidade. De acordo com a Riotur, 145 mil foliões acompanharam a apresentação do Monobloco, no centro. 

A previsão do tempo indica mais chances de chuva forte para todo o estado do Rio nesta segunda-feira. 
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.