Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Bancos de sangue do país estão quase zerados em meio a coronavírus; veja como doar

Infectologista David Uip afirma que unidade em melhor situação em São Paulo tem estoque para uma semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A equipe do Hemorio iniciou coleta de doação de sangue em quartéis do Corpo de Bombeiros na cidade do Rio de Janeiro, como medida para conter a baixa no estoque durante a pandemia do coronavírus.

A Fundação Hemominas, em Minas Gerais, informou que os sangues do tipo O positivo, O negativo, A positivo, A negativo, B negativo e AB negativo estão em estado de alerta.

​Em São Paulo, a equipe médica que combate a pandemia no estado afirmou n que os estoques dos bancos de sangue são insuficientes para enfrentar o momento de crise.

"Os nossos bancos de sangue estão praticamente sem sangue. O que tem a melhor condição tem o suficiente para uma semana. Isso é extremamente grave entendendo o momento e o que virá pela frente", afirma o médico infectologista David Uip, que coordena a equipe que atua em relação à crise no estado.

Desde a última quarta-feira (18), a Fundação Pró-Sangue recebeu mais doadores e opera atualmente com 60% das reservas necessárias para atender cem instituições de saúde da rede pública.

Para obter mais informações sobre o agendamento da Fundação Pró-Sangue, acesse http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Agende.html ou ligue para (11) 4573-7800.

No Hemocentro da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os estoques estão em situação crítica, segundo o coordenador, Fernando Lupinacci. Há bolsas suficientes para atender a demanda por mais de um dia, quando o ideal é ter o suficiente para três dias.

É possível ainda fazer a doação em locais como nos Hospitais das Clínicas e Dante Pazzanese.

Veja os requisitos para doar:

  • Estar em boas condições de saúde.

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

  • Pesar no mínimo 50kg.

  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro*).P​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.